- CM Penamacor
- O Concelho
- Tradições
- Quaresma
Quaresma
Quaresma é o período de quarenta dias em que católicos e cristãos de outras confissões se preparam para a Páscoa, isto é, para a celebração dos mistérios da morte e ressurreição de Jesus, questão central da fé cristã. Tempo de penitência, outrora marcado pela observância severa do jejum e da abstinência com vista à purificação, a Quaresma era, e ainda é, um período de grande religiosidade participada no seio das nossas gentes, demonstrada pela pervivência de liturgias e rituais seculares, verdadeiras manifestações de fé, mas também de memória.
Algumas destas manifestações assumem no concelho de Penamacor formas muito peculiares, de que são exemplo as ladainhas dos homens e das mulheres, em Aldeia de João Pires. Outrora, por todas as freguesias, em regra nas Sextas Feiras, assistia-se à Encomendação da Almas, cânticos dolentes entoados por grupos de pessoas, que se faziam ouvir na escuridão das noites das aldeias.
Ciente dos valores culturais que tais manifestações encerram, a Câmara Municipal vem envidando esforços para a sua preservação. Em parte fruto desses esforços, subsistem hoje, felizmente, em quase todas as freguesias, grupos que vão mantendo vivo esse precioso conjunto de tradições, onde se incluem as Vias Sacras e as Procissões dos Passos. A procissão do Enterro do Senhor, na vila de Penamacor, é um momento muito particular de grande demonstração de fé e religiosidade populares.