- CM Penamacor
- O Concelho
- Freguesias
- Meimoa
Meimoa
O passado da Meimoa está hoje relativamente desvendado, graças a estudos que têm vindo ser efetuados a vários níveis, alguns dos quais recentemente publicados, como são as monografias “Meimoa de Ontem e de Hoje” e “Comenda da Ordem de Avis da Meimoa”, ambas de António Cabanas, assim também o trabalho de investigação intitulado “Cova da Beira – Ocupação e exploração do território na época romana”, de Pedro Carvalho, a que poderemos juntar algumas conclusões prévias das escavações arqueológicas efetuadas na Canadinha, ainda sem relatório publicado.
Para o topónimo Meimoa, além da associação que se poderá fazer ao de Meimão, aventa-se ainda a possibilidade de se relacionar com os termos mamoa ou mammula, o primeiro aplicado a estruturas funerárias proto-históricas, semienterradas e de aspeto exterior arredondado, o segundo significando mama, em latim.
A freguesia tem sabido aproveitar as condições da sua boa localização, desenvolvendo a restauração e criando uma Zona de Lazer com grande procura no período estival. A bem conservada ponte romano-filipina, ex-libris da aldeia, e o museu Dr. Mário Bento, constituem os motivos de interesse patrimonial mais significativos.
Consulte também