-
CM Penamacor
-
O Concelho
-
Freguesias
- União de Aldeia Bispo, Águas e Aldeia João Pires
União de Aldeia Bispo, Águas e Aldeia João Pires









Aldeia do Bispo
Aldeia do Bispo está situada num vale, nas margens da ribeira da Raivosa, afluente da ribeira das Taliscas, no cruzamento dos caminhos para as freguesias de Águas, Bemposta, Aranhas, Aldeia de João Pires e Penamacor. Fica a cerca de 7 km da sede do concelho.
Ignora-se a que ponto o nome Aldeia do Bispo estará relacionado com a pertença do lugar em algum tempo a algum bispo. Tradicionalmente alega-se que por lá passou e morreu um bispo, ou ainda que um bispo ali possuiu uma propriedade, cujos descendentes dos quinteiros terão dado origem à povoação. De fonte certa é a forte presença de assentamentos romanos na zona, como prova o achamento do tesouro da Lameira Larga e os numerosos sítios já detetados.
Nos últimos anos a freguesia tem apostado fortemente na requalificação urbana.
Águas
A origem do topónimo estará certamente relacionado com as águas termais da Fonte Santa, “olho de água com sabor a enxofre (...) da qual usam nas enfermidades...” (1) situadas a cerca de meio quilómetro. A povoação esteve durante muito tempo anexa à paróquia de S. Tiago de Penamacor. Do património cultural salienta-se a igreja matriz, projeto do arquiteto Teotónio Pereira, a igreja velha, o Calvário, a capela do Espírito Santo, o chafariz monumental, e alguns exemplares de arquitetura civil ligados às casas de lavoura ricas, de onde se destaca a Casa Megre.
Aldeia de João Pires
Aldeia de João Pires fica a cerca de 10 Km da sede de concelho. Segundo a lenda, um tal João Pires, morador algures fora do lugar, detinha ali vasta propriedade administrada por um feitor inflexível na aplicação das orientações do patrão. Descontentes com as elevadas rendas, mesmo em anos de más colheitas, os rendeiros exigiram certa vez a presença do próprio João Pires, com o pretexto de lhe pagarem diretamente. Veio este ao local, onde, como paga, recebeu a morte. Diz-se que a Cruz do Rebolo, situada à direita da estrada que vai de Aldeia do Bispo, assinala o sítio onde foi assassinado.
Aldeia de João Pires é uma pequena joia a preservar, com as suas casas de cantaria e balcões típicos. Possui um pequeno Museu, propriedade do Centro Paroquial local, e a única banda filarmónica atualmente existente no concelho, que comemorou em 2009 o seu 1º centenário.
Consulte também