-
CM Penamacor
-
CIJI
- O Congresso
O Congresso
II Congresso Internacional Judaísmo e Interculturalidades: Culturas e Identidades
Penamacor recebe a 2ª edição do Congresso Internacional Judaísmo e Interculturalidades, subordinada ao tema “Culturas e Identidades”. O evento decorre nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2023 e tem como principal propósito a divulgação de identidades judaicas no mundo, além de promover a interação entre essas culturas.
Projetado na modalidade presencial, com intenção de proporcionar uma imersão cultural, apresenta diversas iniciativas e atos visando fomentar e apoiar a pesquisa arqueológica no território de Penamacor, bem como a investigação histórica e antropológica acerca das origens da população local. Dessa maneira, com grandes expectativas, a comissão organizadora do II CIJI convida os investigadores e demais interessados na temática a participar nos painéis, mesas redondas e debates, entre outras atividades. Trata-se de uma iniciativa com claro objetivo de partilhar investigações e assinalar novas reflexões sobre cultura e Identidade nas perspetivas do Judaísmo e Interculturalidade.
A inscrição é obrigatória e pode ser efetuada através de formulário próprio.
HISTÓRICO
O Congresso Internacional Judaísmo e Interculturalidades – CIJI propõe conhecer, produzir e fomentar a divulgação de interpretações novas de aspetos histórico-antropológicos das várias faces do judaísmo em contato com a diversidade cultural ao longo do tempo. O evento aborda histórias múltiplas, fragmentos simbólicos, encadeamentos entre cultura e sociedade na perspetiva de uma narrativa crítica como ferramenta de enfrentamento aos preconceitos e a intolerância. O evento é composto por mesas temáticas e atividades culturais, além de contar com parcerias de instituições nacionais e internacionais.
O I CIJI teve como tema central: Culturas em diálogos, onde foram abordados conceitos relacionados ao contato cultural inevitável ao logo da história, e o papel da cultura e preservação de elementos judaicos nesse processo de contato. Ocorreu no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), em Fortaleza, Brasil, entre os dias 9 e 12 de agosto de 2022. As atividades foram transmitidas no canal Sobreculturalidad no Youtube. O evento contou com 169 inscritos, 35 palestrantes, 36 doutores avaliadores no comitê científico e 12 organizadores coordenados pelos professores Ana Paula Cavalcante Alencar da Silva e Daniel Valério Martins. A organização envolveu pesquisadores dos Grupos Salamanca de Investigação: Grupo Salamanca de Investigación de Antropología del Derecho en Iberoamérica – GSIADI e Grupo Salamanca de Investigación en Antropología Indigenista y Educación Intercultural – GSIAIEI.