- CM Penamacor
- 25 de Abril
- Maio
Maio
----------------------------
1 DE MAIO
--------------------
PENAMACOR
Jardim da República
--------
16:00h
CONCERTO “50 ANOS DE ABRIL – A CANTAR”
“50 Anos de Abril - A Cantar” nasce da vontade de alguns músicos da região em comemorar a Revolução de Abril de 1974. O concerto desenvolve-se em torno de temas e de músicos que cantaram a voz dos portugueses e que o imaginário coletivo continua a associar à Revolução dos Cravos e ao valor inestimável da Democracia Portuguesa, que desejamos erguer cada vez mais alto.
É um concerto inédito que cresceu e se desenvolveu ao redor de temas de vários canta autores, que deram voz à revolta de um povo tantos anos sobre o domínio da ditadura.
O projeto “50 Anos de Abril - A Cantar”, é constituído por 10 músicos da nossa região, inspirados na matriz, original e primeira, daqueles que ergueram a sua voz nos tempos da ditadura, dando voz a temas que seguramente, chegarão àqueles que viveram Abril, aos que o construíram e a todos os que contribuem para a sua edificação diária e permanente. Porque o futuro constrói-se todos os dias e há dias que precisam e merecem ser cantados – para que a memória nunca se perca.
MÚSICOS
Pedro Rufino (guitarras e arranjos musicais) / António Supico (percussão, voz e produção) / Heloísa Simões (voz) / Margarida Geraldes (voz) / Adelino Pereira (voz) / André Oliveirinha (acordeão) / João Paulo Antunes (teclados) / Paula Galhano (violino) / Gustavo Mancebo (viola baixo) / Gonçalo Alves (bateria)
----------------------------
12 DE MAIO
--------------------
PENAMACOR
Auditório da Escola de Música
--------
15:00h
APRESENTAÇÃO DO LIVRO “MULHERES INCOMUNS”
O livro "Mulheres Incomuns" apresenta doze mulheres com projetos e trajetos pessoais e profissionais muito diversos: na academia, na economia social, na investigação, no jornalismo, em grandes empresas, na política, em grandes organizações. Estas 12 mulheres incomuns são descritas por doze mulheres que aceitaram o desafio de olharem para os seus percursos e aprenderem com eles, partilhando-os numa reflexão pessoal.
A sessão de apresentação vai contar com a presença de Luísa Bernardes e Vera Margarida Cunha, coautoras e fundadoras da iniciativa Mulheres Incomuns, assim como uma mulher de referência da obra, Manuela Grazina, que irão ainda dinamizar uma conversa sobre o tema “Mulher, Visibilidade e Sociedade”, a ter lugar, pelas 16:00h, no mesmo local.
Toda a informação acerca da iniciativa e marca registada "Mulheres Incomuns" pode ser consultada em https://sites.google.com/view/mulheresincomuns/home?authuser=0.
16:00h
CONVERSA SOBRE O TEMA “MULHER, VISIBILIDADE E SOCIEDADE”
----------------------------
22 DE MAIO
--------------------
PENAMACOR
Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches
--------
VISITA GUIADA ENCENADA VAI À ESCOLA
Aproveitando o trabalho realizado na Visita Guiada Encenada Memórias do Tempo do Estado Novo, pretende adaptar-se o discurso às crianças do agrupamento de escolas, com o percurso na Vila e a apresentação de um vídeo com as prestações da comunidade, com a finalidade de, também, os mais novos tomarem contacto com estas vivências socioculturais.
--------