pdm2revisao

turismolazer03

recolha monos01

estrategia 25

risco incendio

 Turismo e Lazer

A riqueza patrimonial de Penamacor resulta fundamentalmente do seu passado histórico e das condições geográfico-naturais do território. Estas duas circunstâncias moldaram, por sua vez, a cultura, o carácter franco, generoso e hospitaleiro das suas gentes.

vid penamacor

História....

O povoamento é muito antigo. A arqueologia dá-nos conta de habitats humanos que remontam ao Neolítico, mas é a partir do final da 2ª Idade do Ferro que a história deste território se começa a escrever. Quando os romanos chegam, encontram forte resistência por parte das tribos lusitanas que aqui habitam, que se opõem tenazmente às poderosas e bem equipadas legiões imperiais durante cerca de um século.
Sem escrita conhecida, o pouco que sabemos dos lusitanos chega-nos essencialmente através das fontes documentais e epigráficas do período romano.
Segundo o actual ponto dos estudos sobre a ocupação na época romana, esta foi um região consideravelmente povoada, com base em assentamentos dispersos, onde predominavam os casais e pequenas quintas à volta de algumas villae abastadas e de um ou outro aglomerado de maior dimensão (vicus).

Após a queda do império, seguiram-se os domínios visigótico e árabe, de que restam poucos vestígios. Com a reconquista cristã, em finais do séc. XII, e nos séculos subsequentes, surgem as estruturas defensivas e religiosas  que hoje constituem o grosso do património histórico edificado de Penamacor.

... e Natureza

História e Natureza é o slogan que espontaneamente acode à mente quando se viaja pelo concelho de Penamacor. A diversidade paisagística está bem patenteada no contraste entre o norte de vales verdejantes e serras intensamente florestadas, de onde descem pitorescos cursos de água, e o sul, que se abre à planície de Castelo Branco, onde predomina o sobreiral, com os seus ecossistemas característicos.
A Reserva Natural da Serra da Malcata, com os cerca de 16348 ha  de área protegida, dois terços dos quais se integram no concelho de Penamacor, oferece-se aos amantes da natureza  plena de vida e encanto, seja qual for a estação do ano em que se visite.
---------------------------------------------------------------------


Guia Turístico
Carta da Vila
Carta do Concelho
Gata Malcata
Campismo
Zonas de Lazer
Postos de Informação
Restauração
Alojamento

tl bt



bm bt42
rcbpenamacor

 

vilamadeiro2017a

feiralivro2017a

sfa a

passeio equestre 2017site

ap livrodezembro1

mg2017a

link exposicoes