pdm2revisao

turismolazer03

estrategia 25

risco incendio

pdm online2

termas logo

 

NOTA HISTÓRICA
Referenciadas desde a época do Marquês de Pombal, o cura que oficiava a Paróquia de Águas, em 1758, refere-se às Termas, por duas vezes, nos inquéritos gerais então efectuados, cujas respostas foram mais tarde compiladas sob o título “Dicionário Geográfico do Reino de Portugal”, vulgarmente conhecido por Memórias Paroquiais: Há neste povo [Águas] uma fonte chamada Fonte Santa, cujas águas, por passarem por minerais de enxofre – como se vê pela cor, cheiro e efeitos delas – são salutíferas aos que nelas se banham...; e mais adiante: Junto a este lugar nasce de uma rocha um olho de água com sabor a enxofre, da que usam [as pessoas] nas enfermidades de hidropisia...
Foi, pois, com base nos seus efeitos e conhecimento empírico acumulado que, durante séculos e até próximo dos nossos dias, as águas termais da “Fonte Santa” viriam a ser procuradas pelas populações para cura dos seus males.

CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS
Nos últimos anos, com o recurso a técnicas analíticas sofisticadas, a água termal foi efectivamente classificada como “água fracamente mineralizada, com reacção alcalina, sulfúrea, bicarbonatada sódica, levemente fluoretada e com significativa quantidade de sílica”, características estas que a tornam única no panorama termal nacional para o tratamento de doenças de foro reumatológico (gonoartrose e dorsolombalgia) e de foro respiratório (Rinosinusite). Em 2011, o Município de Penamacor obteve o alvará de exploração deste valioso recurso hídrico.

TRATAMENTOS DISPONÍVEIS
As instalações contam actualmente com equipamentos modernos certificados e técnicos especializados em balneohidroterapia.

» BANHO DE IMERSÃO E HIDROMASSAGEM

» AEROBANHO

» VAPOR À COLUNA

» DUCHE CIRCULAR

» DUCHE DE JACTO

» TRATAMENTOS ÀS VIAS RESPIRATÓRIAS:
   IRRIGAÇÃO NASAL, PULVERIZAÇÃO FARÍNGEA E AEROSSOL

 

termas01 termas02 termas03
termas04

 

 -----------------------------------------------------------------------------------------------------

LOCALIZAÇÃO
As Termas Fonte Santa situam-se numa zona calma e bucólica,  ideal  para o relaxamento e escape do stress urbano. Apenas a 7 km da sede do concelho, Penamacor, esta vila encantadora e senhora de um vasto património histórico, é excelente opção para umas férias repousantes, conciliáveis com as sessões de tratamentos. A beleza exuberante da serra da Malcata, delimitada pela albufeira da barragem da Meimoa e pela ribeira da Baságueda, constitui um irresistível atractivo para os amantes da natureza.

termas localizacao

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda a Sexta: das 8h30 às 12h00 e das 15h30 às 18h30
Sábados: das 8h30 às 12h00

INFORMAÇÕES
277 305 491 (Termas); 277 394 106 (CMP)
ÉPOCA BALNEAR
Maio a Novembro

 

tl bt



bm bt41

25abril07a

bodo aranhas 2017a

ap livro abril1

fceia01

passeio inter freguesias01

web cartaz1

tema02

expo esculturaurbana1

link exposicoes