pdm online2

INICIATIVAS

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E INCLUSÃO – ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS

Consiste na realização de aulas de grupo de uma ou mais modalidade desportiva, utilizando os recursos humanos e físicos que o Município e o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches dispõem ao nível da atividade física. Pretende-se com esta atividade, afirmar a ideia de que a Escola é um lugar de todos e para todos e, deste modo, promover a interação entre a comunidade educativa e fomentar a adoção de estilos de vida saudáveis. O público-alvo é a comunidade educativa (alunos, professores, funcionários e pais/encarregados de educação).

saude inclusao1 saude inlusao2

PROGRAMA OLHO DE LINCE

Consiste num programa de prevenção de dificuldades de aprendizagem e estimulação dos pré-requisitos para a escolaridade. É especialmente dirigido aos alunos do último ano da educação pré-escolar e tem como principal objetivo promover o sucesso escolar aquando da entrada para o 1º ciclo. Esta iniciativa foi criada pelo recurso técnico do município da área da psicologia sendo aplicado com a colaboração direta dos recursos pedagógicos do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, ao nível do pré-escolar, desde o ano de 2010/2011. Atualmente é parte integrante do plano estratégico do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches para o combate ao insucesso escolar no 1º ciclo de ensino básico, tendo-se estendido à rede privada, a título gratuito, por iniciativa da autarquia.

olho lince logo olho lince p01 olho lince p02

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA E EMPREENDEDORISMO

Projeto Junior Achievement em Penamacor surge através de uma parceria estabelecida com a organização Junior Achievement Portugal e teve início no ano letivo 2015/2016 o projeto de Educação para a Cidadania e Empreendedorismo para os alunos do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor.
O projeto consiste na aplicação de programas educativos que desenvolvam nos alunos atitudes favoráveis à capacidade empreendedora e à educação para a cidadania, aumentando assim as expetativas em relação à escola, bem como transferir práticas e conhecimentos do mundo empresarial para as escolas promovendo iniciativas de interligação entre a escola e a estrutura económica local, como meio de desenvolvimento de competências.

junior achievement01 junior achievement21 junior achievement03

EDUCAÇÃO PARENTAL

As iniciativas no âmbito da Educação Parental surgem com o intuito de proporcionar às famílias de Penamacor momentos de discussão, partilha e distração, produtivos e inspiradores, que ajudem a refletir nos desafios do dia-a-dia familiar e contribuam para uma parentalidade mais positiva e responsável.

eparental01 eparental02 eparental03

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

No âmbito da educação para a saúde são várias as iniciativas promovidas pelo Centro de Saúde de Penamacor, inseridas no Programa Comunitário de Educação para a Saúde e no Projeto de Educação para a Saúde em parceria com o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (PES).

esaude01 esaude02

ENCONTROS "CONSTRUIR FAMÍLIAS"

Integrado na 2ª edição do Projeto Famílias Felizes o Município de Penamacor em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penamacor, volta a apostar na Educação Parental promovendo o Programa Construir Famílias (Family Buildings), dinamizado por Cristina Nogueira da Fonseca, Educadora Parental e Coach Familiar da Associação Quero-te Muito.

construir familias

ACADEMIA DE FÉRIAS

A promoção de atividades a realizar no período de férias letivas é uma das apostas do município de Penamacor que tem como principal objetivo ocupar de forma ativa e saudável as crianças e jovens de Penamacor, procurando assim dar resposta às solicitações das famílias e fazendo com que estes trabalhem sem preocupações.
Através deste projeto as crianças e jovens de Penamacor têm acesso a umas férias diferentes, com um conjunto diversificado de atividades, promovendo o desporto, a cultura, as artes, a tecnologia e o conhecimento, aliado ao divertimento e à partilha de experiências.
É uma aposta que vamos adaptando com a inclusão de novas atividades e aventuras acessíveis a todos e em função das especificidades da realidade do concelho de Penamacor.
Contamos, com a forte adesão das crianças e jovens penamacorenses, de forma a tornar as pausas letivas numa experiência benéfica para todos.

Programas, condições de participação, preços, atividades, horários, locais e outras observações, serão disponibilizadas oportunamente.

CONTACTOS / INFORMAÇÕES
Gabinete de Ação Social e Educação do Município de Penamacor