pdm2revisao

turismolazer03

estrategia 25

risco incendio

pdm online2

Educação

 

Acção Social Escolar
A Acção Social Escolar traduz-se numa forma de apoio às crianças e jovens estudantes de famílias carenciadas, que frequentam Jardins-de-Infância, escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Secundário do Concelho. Ao Município, compete, de acordo com o Decreto-Lei n.º 399/84, a manutenção e administração dos refeitórios escolares, Jardins-de-Infância e escolas do 1º CEB, tendo neste sentido assinado protocolos com algumas IPSS´S para o fornecimento de refeições. Nos Jardins-de-Infância as componentes de apoio à família asseguram ainda o prolongamento de horário. A comparticipação dos passes escolares para os alunos do Ensino Básico e Secundário, traduz-se na isenção (Escalão A) ou redução de 50% (Escalão B) no preço do passe, mediantes as carências económicas de cada aluno, embora este tipo de apoio esteja previsto no Regulamento Municipal de Transportes Escolares.

 

Regulamento Municipal de Transportes Escolares
Através do citado Regulamento o Município de Penamacor assegura o serviço de transportes dos alunos (do Ensino Básico e Secundário) que residam a 3 ou 4 quilómetros do Estabelecimento de Ensino. O Município tem também vindo a assegurar, com meios e recursos próprios, o transporte dos alunos que não são servidos pela rede de transportes públicos, independentemente de residirem a menos de 3 Km. Este Regulamento prevê também a comparticipação no valor mensal do passe aos alunos do Ensino Básico e Secundário do Concelho de Penamacor. O Regulamento define as condições de acesso, prazos e documentação necessária. As candidaturas deverão ser remetidas ao Município de Penamacor, mediante o preenchimento do Boletim de Candidatura, disponível no serviço de Acção Social da Câmara Municipal.

 

Regulamento Municipal de Concessão de Alimentação e Auxílios Económicos a Estudantes
Com o objectivo de atenuar as carências económicas dos agregados familiares residentes no concelho, promover a igualdade de oportunidades no acesso à escola, combatendo a exclusão social e escolar, o Município de Penamacor implementou o Regulamento Municipal nº 137-C/2007, de 27 de Junho, de Concessão de Alimentação e Auxílios Económicos a Estudantes. Este Regulamento estabelece dois tipos de apoios:
a) Fornecimento de Refeições: o principal objectivo deste apoio centra-se na promoção da importância da refeição como momento de socialização e relacionamento inter-pessoal e na sensibilização para a aprendizagem de regras de higiene pessoal e promoção de estilos de vida saudáveis. O almoço é fornecido aos alunos que frequentem o Ensino Pré-Escolar e o 1ºCiclo que residam em locais distantes do estabelecimento de ensino no qual estão inseridos. O almoço é fornecido gratuitamente ou mediante o pagamento de uma comparticipação.
b) Auxílios Económicos: o  Município assegura a gratuitidade dos manuais escolares do 1º Ciclo e comparticipa na aquisição de manuais escolares a alunos que frequentem os 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário, nos moldes estabelecidos pelo regulamento.
Para além destes, o Município disponibiliza ainda apoios financeiros a alunos do ensino superior., através da atribuição de bolsas de estudo.

 

Escola de Música
Foi em 2003 que a Câmara Municipal de Penamacor e a Academia de Música e Dança do Fundão resolveram lançar o ensino da música em Penamacor, numa das iniciativas mais marcantes no concelho da última década. Como se disse ao tempo, “a música não se come, mas alimenta; não cura mas reconforta; não dá vida, mas ajuda a viver e... faz sonhar!”. Apelava-se também aos pais para considerarem a oportunidade que se lhes oferecia de poderem proporcionar uma melhor educação aos seus filhos, e talvez o desabrochar de algum talento. Muitos pais assim o entenderam. A escola leva sete anos de existência, mudou entretanto de instalações, alguns dos seus alunos já enveredaram pelo ensino artístico. Uma das alas do antigo Quartel, que sofreu obras de reabilitação, acolhe agora (ano lectivo 2010/2011) 50 alunos, distribuídos por aulas de formação musical, coro e prática de instrumentos.
Instrumentos leccionados:
» Guitarra
» Trompete
» Piano
» Clarinete
» Acordeão
» Violino
» Violoncelo
» Saxofone
» Flauta transversal

Mais informações pelo tel.: 963183343

tl bt



bm bt41

artedotelho1

ap livro abril1

cmp an coc 01

expo esculturaurbana1

adorocinema2017 1b

link exposicoes