perus20192

Cunha Leal

BIOGRAFIA

Engenheiro e político, nasceu Pedrógão de S. Pedro, concelho de Penamacor, em 22 de Agosto de 1888. Frequentou as antigas Escolas Politécnica e do Exército, nas quais obteve as mais altas classificações e prémios pecuniários. No posto de tenente de Engenharia, foi, em comissão de serviço, para Angola, onde exerceu vários cargos, entre os quais, o de chefe de brigada nos caminhos de ferro de Angola.
De regresso à metrópole, já capitão, tomou parte na Grande Guerra, em França. Vindo de licença a Portugal, Sidónio Pais, que era membro do governo, nomeou-o diretor geral dos Transportes Terrestres. Pouco depois, foi eleito deputado, pela primeira vez, pela sua região, não mais deixando, até 1926, de ocupar um lugar no Parlamento. Após a morte de Sidónio Pais, foi um dos chefes do movimento revolucionário de Santarém, em janeiro de 1919. Gozou, então, de grande notoriedade, ficando memorável um discurso que pronunciou no Teatro Apolo. Pouco depois, foi nomeado diretor geral da Estatística e, a seguir, em 1921, eleito deputado por Angola, ingressou no Grupo Parlamentar Popular, chefiada pelo dr. Júlio Martins. Dirigiu o jornal O Popular, órgão do partido saído daquele Grupo. Em 1920, foi ministro das Finanças, num governo presidido pelo dr. Álvaro de Castro e que caiu quando se apresentou ao Parlamento. Em dezembro do mesmo ano, no governo que se seguiu àquele e a que presidia o coronel Liberato Pinto, voltou a sobraçar a pasta das Finanças. Apesar de dr. António Granjo quando presidente de um ministério, o ter atacado no Parlamento, ao ponto de cortarem relações, quando a seguir aos trágicos acontecimentos de 19 de outubro de 1921, os revoltosos foram procurar o dr. António Granjo, a casa, para o matar, este foi acolheu-se a casa do seu adversário político, Cunha Leal, que lhe deu hospitalidade e o acompanhou ao Arsenal da Marinha, na sinistra “camioneta da morte”. Enquanto António Granjo, separado à força de Cunha Leal, era assassinado numa das salas, este era alvejado a tiro, sendo ferido no pescoço. A sua atitude nesta sangrenta emergência valeu-lhe um recrudescimento de simpatia, que se avolumou com a sua declaração formal, ao pedir licença ilimitada no Exército, de que não voltaria a vestir a farda enquanto não fossem condenados os autores dos crimes de 19 de outubro. Foi ministro do Interior de um novo governo, e fez com que fossem instaurados processos àqueles criminosos e realizou eleições, sendo deputado por Chaves, círculo que elegia António Granjo, em homenagem à sua atitude para com este. Em 1923, num gabinete presidido pelo dr. Ginestal Machado e do qual foi ministro da Guerra o general Óscar Carmona, voltou a ocupar a pasta das Finanças. Este governo caiu após tentativa revolucionária abortada, e, já demissionário, Cunha Leal fez na Sociedade de Geografia, uma conferência, em que defendeu o estabelecimento de uma ditadura. Quando se organizou o Partido Nacionalista, foi o seu líder na Câmara dos Deputados. De agosto de 1924 a abril de 1925, foi reitor da Universidade de Coimbra, de onde saiu por ter sido acusado de ter tido afinidades com o movimento de 18 de abril, motivo porque também esteve preso, mas posto em liberdade pouco depois, por se não haver provado a acusação. No julgamento dos acusados por esse motivo, defendeu, na Sala do Risco, alguns oficiais. Em 1925, foi nomeado vice-governador do Banco Nacional Ultramarino e, atacado por causa dessa nomeação, num congresso do seu partido, resolveu abandoná-lo e fundar a União Liberal Republicana.
Em 19 de julho de 1926, pediu a demissão de oficial do Exército.
No ano seguinte, foi nomeado delegado de Portugal à Conferência Económica Internacional, realizada em Genebra. Depois foi eleito membro do Comité Consultivo da Organização Económica da Sociedade das Nações. Em 1927, foi nomeado governador do Banco de Angola, lugar que exerceu até 1930. A partir de então, a sua combatividade deu lugar a que tivesse uma larga estadia nos Açores, depois na Madeira e, a partir de maio de 1935, durante dois anos em Espanha.
O jornalismo sempre o atraiu. Ainda aluno da Escola do Exército, colaborou, sob o pseudónimo de Francisco Moreno, em vários jornais e, mais tarde, no Intransigente, de Machado Santos. Dirigiu O Século, de 30 de outubro de 1922 a 16 de março de 1923, e A Noite, assim como, de 1934 a 1935, a revista mensal Vida contemporânea. Enquanto diretor de O Século tomou parte no Congresso da Imprensa Latina, em Lyon. Orador notável, são célebres alguns dos seus discursos e conferências, designadamente do panegírico do papa Pio XI, em 1926, a conferência sobre internacionalismo, no S. Luís Cine, em 1928, e o discurso proferido, em 1929, no 4º Congresso das Beiras. Foi eleito membro da Academia Diplomática Internacional, de Paris, em 1931.
 de Grande enciclopédia portuguesa e brasileira, vol. VIII, pp.278-279
uesia de Aldeia do Bispo ; Penamacor : Câmara Municipal de Penamacor, 2000. - 245 p. ; 21 cm

BIBLIOGRAFIA

Calígula em Angola / Cunha Leal. - Lisboa : Cunha Leal, 1924 (Porto : Sociedade de Papelaria, Lda.) . - 207 p. : 20 documentos ; 22 cm. - Edição do autor