perus20192

César Fatela

BIOGRAFIA

César Manuel da Fonseca Martins Fatela nasceu em 18 de novembro de 1945 na freguesia da Meimoa, concelho de Penamacor.
É casado e pai de dois filhos. Depois de concluídos os estudos liceais, iniciou a sua vida profissional em 1966, no Tribunal Judicial da comarca de Águeda. Interrompida para cumprimento do serviço militar obrigatório. Após o curso de Sargentos Milicianos, esteve no norte de Angola dois anos.
Radicado no Fundão desde 1974, passou pelos tribunais do Fundão, Idanha-a-Nova e Sabugal, como escrivão de direito. Como secretário judicial prestou serviço no Tribunal Judicial e Trabalho da Covilhã e no Tribunal Judicial do Fundão. Aposentou-se como secretário-geral do Tribunal Judicial de Comarca e Família de Vila Franca de Xira.
No campo do voluntariado e solidariedade, foi membro da direção dos Bombeiros Voluntários do Fundão, membro fundador da Associação dos Antigos Alunos dos Seminários do Fundão e Guarda, tendo feito parte da Comissão Instaladora e da Direção durante dois mandatos. É fundador da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Castelo Branco, da qual foi Presidente do Secretariado Distrital de Castelo Branco da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social, por dois mandatos, Presidente da Assembleia-geral. Foi Secretário da Assembleia-geral da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade. Membro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Fundão. Na Obra do Socorro Familiar – Abrigo de S. José, onde se encontra há 18 anos, foi secretário e vice-presidente eleito por vários mandatos. Presidente da Direção por nomeação do Prelado da Guarda.
Baseado na nota biográfica apresentada no livro A rapaziada

BIBLIOGRAFIA

A rapaziada : nas comemorações do 50º aniversário da Obra Socorro Familiar-Abrigo de S. José : 1955-2005 / César Fatela. - Fundão : Câmara Municipal do Fundão, 2005. - 287 p. : il. ; 23 cm. - O autor é natural da Meimoa, Penamacor
ISBN 972-8959-03-6