autarquicas2017

 
pdm2revisao

turismolazer03

termas fsaguas 2017

recolha monos01

estrategia 25

risco incendio

pre if

 

INTERVENÇÃO SOCIAL

------------

ACOMPANHAMENTO SOCIAL AO MUNÍCIPE

É um serviço de apoio comunitário de intervenção social dirigido à comunidade. O principal objetivo é gerir os recursos do concelho de forma a encaminhar/resolver as situações sociais que se apresentam no Gabinete de Ação Social e Educação do concelho. A intervenção é realizada em estreita colaboração com as restantes entidades do concelho tais como o Centro de Saúde de Penamacor, a Segurança Social e a GNR.

------------

ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO AO MUNÍCIPE

É um serviço de apoio psicológico gratuito a todos os residentes e/ou naturais do concelho e visa promover a saúde mental no concelho. É desenvolvido pela técnica da área da psicologia da autarquia desde 2008. Para aceder a este serviço é necessário realizar marcação prévia no Gabinete de Ação Social e Educação da CMP.

------------

ACOMPANHAMENTO PARA A INSERÇÃO NA VIDA ATIVA

É um serviço que pretende dar apoio direto em todas as fases da procura ativa de emprego/trabalho. O principal objetivo é promover a taxa de empregabilidade concelhia e dotar os munícipes desempregados das competências necessárias à (re)entrada no mercado de trabalho. É desenvolvido pelas técnicas do GASE desde 2008. Para aceder a este serviço é necessário realizar marcação prévia no referido gabinete.

------------

REDE SOCIAL

O Programa Rede Social, criado pela Resolução de Conselho de Ministros nº197/97 de 18 de Novembro, visa a erradicação da pobreza e da exclusão social e a promoção do desenvolvimento social local, mediante a criação de redes de apoio social integrado de âmbito local.
A Rede Social assume-se,  desta forma, como uma estrutura determinante para a rentabilização da intervenção social dos agentes locaisna execução de medidas, políticas e programas de âmbito local.

rede social

OS OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS DESTE PROGRAMA ASSENTAM NOS SEGUINTES PRINCÍPIOS:
» Induzir o diagnóstico e o planeamento participados;
» Promover a articulação/coordenação das intervenções ao nível do concelho e das freguesias;
» Procurar respostas/soluções para os problemas das famílias e indivíduos em situação de pobreza e exclusão social;
» Formar e qualificar agentes que estejam envolvidos nos processos de desenvolvimento local, no âmbito da Rede Social;
» Promover uma cobertura adequada do concelho em termos de serviços e equipamentos;
» Potenciar e divulgar o conhecimento sobre as realidades que caracterizam o concelho.

A Rede Social funciona na sua modalidade mais restrita com o núcleo executivo e numa modalidade mais alargada com o CLASP (Conselho Local de Ação Social de Penamacor).
Uma das diversas atividades criadas no âmbito deste programa foi o Banco de Equipamentos, que resulta de uma parceria entre o Município de Penamacor e o Lar Residencial D. Bárbara Tavares da Silva. Este banco, existente nas instalações do Lar D. Bárbara, disponibiliza vários equipamentos (andarilhos, cadeiras de rodas, camas articuladas, entre outros) à população residente e que possua alguma limitação em termos de mobilidade.

------------

LOJA SOCIAL: Associação de Solidariedade sem fronteiras

A associação de Solidariedade e Recreativa, com sede em Penamacor é uma ipss que funciona sobre o regime jurídico de associação de solidariedade sem fins lucrativos. A sua dominação é Solidariedade sem Fronteiras. A loja social, atualmente sediada na praça municipal em Penamacor, distribui géneros alimentares, vestuários e outros à população mais carenciada do concelho.

loja social  solidariedade sem fronteiras

SABER MAIS: Facebook / Blog

 

------------

CONTACTOS / INFORMAÇÕES
Gabinete de Ação Social e Educação do Município de Penamacor
Largo Júlio Rodrigues da Silva / 6090-545 Penamacor
Tel.: 277 394 040 / E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

tl bt



bm bt42
rcbpenamacor

 

artedobrar01

web gnr2017

ap livro setembro a

link exposicoes