pdm2revisao

turismolazer03

estrategia 25

risco incendio

pdm online2

Geminação Penamacor-Clamart

marieclamart Clamart é uma comunidade francesa do departamento de Hauts-de-Seine, na região administrativa de Île-de-France, na periferia sudoeste de Paris, a alguns minutos da grande cidade.
A geminação foi oficialmente confirmada em 4 de Novembro de 2006, em cerimónia realizada em Clamart. Assinaram o protocolo Domingos Torrão, presidente da Câmara Municipal de Penamacor, e Philippe Kaltenbach, maire de Clamart. O processo de geminação deve-se essencialmente à iniciativa da AMICAL, uma  associação local de amizade franco-portuguesa, onde, é justo que se diga, a influência da família Pires, penamacorenses da Meimoa a residir em Clamart, foi determinante.

 

Intercâmbios Realizados

4 de Novembro de 2006
Deslocação do Rancho Folclórico de Penamacor a Clamart! 

8 de Agosto de 2007
Visita de uma delegação de Clamart a Penamacor, presidida pelo maire  Phillippe Kaltenbach.

21 a 25 de Maio de 2008
Delegação de Penamacor assume participação especial na Semana de Portugal em Clamart, promovida pela AMICAL, levando um pouco do melhor que temos em  produtos tradicionais e artesanato.

Abril de 2009
Embaixada cultural de Clamart visita Penamacor, apresentando concertos corais em Meimoa e Fundão e uma sessão de música pop na Casa do Povo de Penamacor.

Dezembro de 2009
Penamacor faz-se representar no Mercado de Natal promovido pela Mairie de Clamart na rua pedonal da cidade.

Outubro de 2011
Inauguração do Jardim de Penamacor em Clamart, à passagem do 5º aniversário da geminação

Agosto de 2012
Visita do maire de Clamart a Penamacor. Atribuição do nome da cidade francesa a uma rua de Penamacor

   

12 de Outubro de 2014
Visita do novo Executivo Camarário (Presidente António Luís Soares, Vice-presidente Manuel Joaquim Robalo e Vereadora Ilídia Cruchinho) à cidade de Clamart por ocasião da sua participação no Encontro das Beiras em Paris.

visita executivo1 visita executivo2

25, 26 e 27 de Novembro de 2014
Visita a Penamacor da Presidente da Comissão de Geminação, Marie-Rose Ramarao e do Vice-presidente da Geminação entre Clamart e Penamacor, Rui-Paulo Ribeiro.

comiss geminacao1 comiss geminacao2

De 29 de Outubro a 2 de Novembro de 2015
Deslocação de uma delegação de Clamart a Penamacor para visita aos locais de maior interesse histórico, cultural e paisagístico do concelho bem como visita a empresas de produtos locais e participação em algumas das tradições populares da época (matança do porco e magustos).

del clamart1   del clamart2   del clamart3

 

Conheça mais de Clamart e dos clamartois em www.clamart.fr

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Geminação Penamacor-Valverde del Fresno

Valverde del Fresno ou do Fresno é um município raiano da Espanha na comarca da Serra de Gata, província de Cáceres, comunidade autónoma da Extremadura, de área 197 km² com população de 2547 habitantes (2007) e densidade populacional de 13,07 hab/km² e dista apenas a 32 Km. A maior parte da sua população fala um idioma da família galaico-portuguesa, denominado "Fala de Xálima".

 

O Presidente da Câmara de Penamacor, Domingos Torrão, e a alcaldesa de Valverde del Fresto, Ana Isabel López, manifestaram a intenção de celebrarem em breve um protocolo de geminação entre as duas localidades, em homenagem às fortes relações históricas entre Portugal e Espanha. Os dois autarcas vêem na geminação uma oportunidade para aprofundar ainda mais a cooperação existente.

Conheça mais de Valverde del Fresno em www.valverdedelfresno.es

 

 

 

tl bt



bm bt41

25abril07a

bodo aranhas 2017a

ap livro abril1

fceia01

passeio inter freguesias01

web cartaz1

tema02

expo esculturaurbana1

link exposicoes