pmdfci2020c

Município de Penamacor realiza festival em homenagem a Jaime Lopes Dias

O evento realiza-se a 21 e 22 de novembro, no Vale da Senhora da Póvoa, sendo transmitido num formato online.

O Município de Penamacor, em colaboração com a Junta de Freguesia do Vale da Senhora da Póvoa, vai organizar, nos próximos dias 21 e 22 de novembro, o Festival Jaime Lopes Dias. Este evento vai ser efetuado num formato online e pretende ser uma homenagem a Jaime Lopes Dias, “filho” do Vale da Senhora da Póvoa e importante etnógrafo do século XX, com um papel preponderante na salvaguarda e na divulgação do património etnomusical desta região. Este festival pretende, igualmente, ser uma ação de enaltecimento do vastíssimo património cultural do concelho de Penamacor e daquela freguesia. O expoente máximo do programa será um concerto de criação musical, com base nas recolhas de Jaime Lopes Dias publicadas na sua obra "Etnografia da Beira", na qual participarão vários músicos locais, sob a coordenação de Sebastião Antunes. O concerto poderá ser ouvido em casa de cada um através da página de Facebook do Município ou das janelas das casas dos habitantes da freguesia. O programa arranca no dia 21, com a abertura oficial a decorrer pelas 10:00. Por esta hora é inaugurada uma exposição sobre a vida e obra do patrono do festival, da autoria de alunos do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches. Pelas 11:00 decorre o workshop de gastronomia “Azeite e caça na cozinha contemporânea”, a cargo do chef Valdir Lubave, e, às 14:30, lugar para o Workshop de Cultura “Azulejaria - A arte de decorar o azulejo”, a cargo de Maria do Carmo Azevedo. Pelas 15:30, os artesãos de Penamacor António Gonçalves, Armando Vinagre, Elizabete Pelicano e Maria do Carmo Azevedo são os responsáveis pela programação. Às 16:30 decorre a atividade “A vida de um adufe - Da pele à música”. Ainda no dia 21, pelas 17:40, lugar para o teatro popular com Paulo Laranjo, da Casa da Cultura da Orada, e, por fim, pelas 21:30, lugar para o concerto de música tradicional “Etnografia da Beira à voz do século XXI”, com coordenação de Sebastião Antunes e com Alcina Cruchinho, António Supico, Carlos da Aira, Daniel Real, Gonçalo Santos, Pedro Domingues, Rúben Páscoa e a Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires como intérpretes. Já no dia 22, pelas 10:00, decorre a conversa aberta “Jaime Lopes Dias - o papel dos etnomusicólogos dos séculos XX e XXI na salvaguarda do património imaterial”, com José Alberto Sardinha, Pedro Salvado e Tiago Pereira.
Jaime Lopes Dias (1890-1977) nasceu em Vale de Lobo e tornou-se um etnógrafo, escritor e historiador português. Em 1912, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e, no decorrer do seu percurso profissional, exerceu cargos públicos em diversas instituições e publicou várias obras sobre a região, das quais se destaca “A Etnografia da Beira”, publicada em 10 volumes. Foi também responsável por dirigir e colaborar em diversas publicações da região de Castelo Branco e Lisboa. De referir que, muitas obras promovidas no Vale da Senhora da Póvoa durante o século XX tiveram o seu apoio, como aconteceu, por exemplo, com a construção da igreja, da Alameda dos Balcões e da cantina escolar.
Este evento terá em conta todas as medidas de segurança propostas pela Direção Geral de Saúde, relativamente ao COVID-19, garantindo-se a saúde e segurança de todos os participantes, músicos e staff. O Município de Penamacor continuará empenhado em colaborar com as entidades competentes para, dentro das suas capacidades e competências, poder contribuir para a mitigação dos efeitos do surto de Coronavírus junto das populações. Esta iniciativa insere-se no Programa Beira Baixa Cultural, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e municípios integrantes, ação cofinanciada por fundos comunitários, através do Portugal 2020.

festival jaime lopes dias 2020 pp

PROGRAMA / PDF