pmdfci2020c

Exposição online “Química, Arte e Cristais” disponível nos meios digitais do Município de Penamacor

A exposição “Química, Arte e Cristais”, da autoria de Clementina Teixeira, está patente na página de Facebook e no site da Câmara Municipal de Penamacor até ao dia 27 de novembro. Esta exposição consiste num catálogo de padrões decorativos, que associam a química e os cristais de cultura à arte. Estes padrões podem ser utilizados nas indústrias têxtil e papeleira, destinando-se também às escolas como material didático como, por exemplo, na criação de origamis. Para a criação destes padrões, Clementina Teixeira, que é Engenheira Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Professora Aposentada do Instituto Superior Técnico, recorre a aplicações de telemóvel (inteligência artificial). A autora deste catálogo, que conta com várias centenas de peças espalhadas por vários pontos do país, dedica-se, há mais de 27 anos, à ciência dos cristais (química, física, geologia, materiais e matemática), trabalhando na ligação da química à arte desde 2012. A exposição é essencialmente dedicada à comunidade escolar, estando, contudo, disponível para o público em geral.

quimica arte e cristais 01

CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO: DOWNLOAD PDF