fundo municipal de emergencia empresarial 2020 h

hasta publica pingona

fgc2020 1

Vote no Penamacor Vila Madeiro, finalista regional
das “7 Maravilhas da Cultura Popular"

O evento Penamacor “Vila Madeiro” é um dos 140 finalistas regionais às “7 Maravilhas da Cultura Popular", na categoria de Rituais e Costumes. O período de votação está aberto até 14 de agosto, terminando com o final do programa a emitir nesse dia, na RTP1 e na RTP Internacional, a partir de Penamacor, entre as 10:00 e as 13:00 e entre as 14:30 e as 17:30. Poderá votar no evento Penamacor Vila Madeiro, através do número 760 207 839, sendo que a chamada tem um custo de 0,60€ + IVA. Cada telefone tem direito a votação ilimitada mas, no entanto, a votação é apenas possível com números de telefone portugueses.

penamacor vila madeiro 7maravilhas s3

Saiba mais em:

www.cm-penamacor.pt/vilamadeiro

www.youtube.com/c/PenamacorMunicípio

O Madeiro
Recorde-se que o Madeiro de Penamacor ganhou fama de ser o maior do país. Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens em idade de cumprir o serviço militar unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus. O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado ao cair da noite do dia 24, à exceção de Penamacor, que arde de 23 para 24, e mantém-se aceso durante vários dias. Depois da ceia de Natal, a população reúne-se em redor da fogueira, num gesto ritual de fraterno encontro. Em Penamacor, a chegada do Madeiro tem data marcada e o ato assume foros de festividade. De facto, no dia 8 de dezembro, a população acorre generosamente à rua para saudar o cortejo de tratores e reboques, em número que procura sempre bater o antecedente, onde os jovens do ano, dantes só os rapazes e agora também as raparigas, empoleirados nos troncos, atiram à rebatina os frutos do ramo de laranjeira que a praxe manda trazer, cantando acompanhados à concertina.

penamacor vila madeiro 7maravilhas s1

apoiossocioeducativoscmp