Dia Municipal do Associativismo a 19 de outubro em Penamacor

Penamacor vai assinalar, pela primeira vez, o Dia Municipal do Associativismo, no dia 19 de outubro, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal.
Esta iniciativa insere-se na política do Município de Penamacor de reconhecer ao Movimento Associativo um papel fundamental no desenvolvimento local, na defesa e promoção das atividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva, recreativa, entre outras. Sem substituir ou chamar a si responsabilidades na vida coletiva de cada Associação, o Município de Penamacor pretende auxiliar no processo de apoios e subsídios às coletividades, colaborando na promoção de um associativismo empreendedor e dinâmico, com objetivos fortes. Nesse sentido, foi criado o Dia Municipal do Associativismo, com um programa diverso, visando atribuir ferramentas às Associações do concelho, mas também para trocar experiências, conhecimentos, competências e recursos, entre os pares.
O programa arranca às 15:00, com a abertura oficial, seguido de uma comunicação sobre os programas e apoios do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) ao Associativismo. Pelas 16:00, A Associação Cultural e Social Rancho Folclórico do Retaxo realiza uma apresentação sobre boas práticas no movimento associativo e, pelas 16:30, decorre uma outra sobre os programas comunitários para o associativismo jovem. Por fim, pelas 17:30, a ADM - Estrela realiza uma comunicação sobre a coesão social e territorial e o evento termina com um debate, pelas 17:30, e o encerramento, às 18:00.

dma20192b

O programa completo é o seguinte:

15:00
ABERTURA OFICIAL

15:30
PROGRAMAS E APOIOS DO IPDJ AO ASSOCIATIVISMO
Pedro Folgado

16:00
ASSOCIAÇÃO CULTURAL E SOCIAL RANCHO FOLCLÓRICO DE RETAXO - BOAS PRÁTICAS DA ASSOCIAÇÃO
Representante da Associação

16:30