peruspnc

gfc03

recolha monos01

Biblioteca Municipal “viaja” com Miguel Torga e Eça de Queiroz
A Biblioteca Municipal de Penamacor está a dinamizar a iniciativa “Viagens com Escritores”. O programa decorre em Coimbra e as inscrições estão abertas até ao dia 13 de abril

A Biblioteca Municipal de Penamacor está a aceitar inscrições para a atividade “Viagens com Escritores”, organizada pela Alma Azul, e que irá decorrer em Coimbra. A iniciativa pretende ser uma viagem ao legado de Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Eça de Queiroz e Antero de Quental, e inclui diversas atividades, como leitura de textos e poemas, visita a locais emblemáticos e um debate sobre a “Questão Coimbrã e a Coimbra de Antero de Quental e Eça de Queiroz”. A atividade irá decorrer sábado, dia 21 de abril, com partida às 7:30, e as inscrições podem ser realizadas na Biblioteca Municipal de Penamacor, até ao dia 13 de abril, tendo um custo de 14 euros, pagos no ato de inscrição.

vce 02

O programa é o seguinte:
10:30 - Chegada a Coimbra, com estacionamento na Margem Esquerda e passagem pela Ponte Santa Clara até ao Mural sobre o Mondego – Homenagem a Miguel Torga.
11:00 - Leituras de poemas e textos de Miguel Torga e Eugénio de Andrade, a cargo do Grupo de Leitura Alma Azul e participantes na viagem (voluntários).
12:00 - Seguir pela Portagem, Rua Ferreira Borges, Praça do Comércio até ao Restaurante Paço do Conde, que Eça de Queirós imortaliza com a sua “travessa de arroz doce” após o seu exame final na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
13:00 - 16:00 - Almoço: Durante o almoço decorre uma conversa sobre a “Questão Coimbrã, e a Coimbra de Antero e Eça de Queirós”.
16:00 - Seguir pela Baixa de Coimbra, passando pela Estação Nova, onde se evocará a chegada de Miguel Torga a Coimbra, aos 17 anos, pela mão do tio emigrante no Brasil. Seguir sempre junto ao Mondego, a pé, até ao Parque Manuel Braga onde se encontra o busto de Antero de Quental, junto ao Museu da Água. Visita ao Museu da Água, com Leituras de Sonetos de Antero e Poemas de Eugénio de Andrade pelo Grupo de Leitura Alma Azul. Seguir pelo Parque Verde e atravessar a Ponte Pedonal Pedro Inês com uma vista sobre o Rio Mondego e Coimbra.
19:00 – Chegada à Margem Esquerda onde se encontra o autocarro para o regresso a casa.

intergreguesias2018 01

ssp01