ppzip sul

recolha monos01

lettering

A Câmara Municipal de Penamacor, em parceria com a Associação de Jovens Empreendedores de Portugal (Junior Achievement Portugal) e com a colaboração do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, voltará a realizar este ano o projeto de Educação para a Cidadania e Empreendedorismo, dirigido aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e secundário do agrupamento.
Serão realizadas um conjunto de atividades formativas com o objetivo de ajudar os alunos do nosso concelho a melhorar o seu desempenho escolar, a desenvolver a sua formação cívica e empreendedora, a perceberem a relação que a escola tem com mundo do trabalho, desenvolvendo assim a importância da escola para o dia-a-dia das suas vidas.
Estas sessões serão dinamizadas por colaboradores que representam entidades do concelho que, em regime de voluntariado, vão disponibilizar o seu tempo, experiência e conhecimento, contribuindo para a formação cívica das nossas crianças e jovens.
As sessões ocorrerão durante o ano letivo de 2017/2018 na componente letiva de Educação para a Cidadania.

pgr01

Na turma 1 do 1º ciclo será trabalhado o programa A Família. Em cinco atividades pretende-se que os alunos identifiquem o que é uma família e o seu funcionamento, o que as famílias necessitam e desejam, onde conseguem concretizar as suas necessidades e desejos e que tipo de empregos é que os membros da família têm.

pgr02

Na turma 2 do 1º ciclo será trabalhado o programa A Comunidade. Em cinco atividades os alunos deverão aprender o que é uma comunidade, que negócios existem no seio dela, o que é o Estado e que papel tem no desenvolvimento de serviços para o bem estar dos seus cidadãos e como os cidadãos têm responsabilidade de contribuírem para a economia da comunidade.

pgr03

No 6º ano (2º ciclo) será trabalhado o programa A Europa e Eu. Em seis sessões o programa A Europa e Eu explora a relação entre os recursos naturais, humanos e de capital encontrados em diferentes países, bem como os negócios europeus que produzem bens e serviços para os consumidores.

pgr04

Nas turmas do 8º ano (3º ciclo) será trabalhado o programa É o Meu Negócio. O programa É o Meu Negócio ajuda os alunos a compreenderem conceitos de empreendedorismo. Com a realização de seis atividades interativas os alunos são incentivados a usar o pensamento crítico para aprenderem algumas competências empreendedoras e alguns conceitos de negócio, assim como explorarem as suas ambições profissionais.

pgr05

No 9º ano (3º ciclo) será trabalhado o programa Economia para o Sucesso que fornece a informação prática sobre finanças pessoais e sobre a importância de identificar objetivos de educação e carreira baseados em interesses, valores e qualidades dos alunos.

pgr06

O programa A Empresa trata-se de um programa direcionado aos estudantes do ensino secundário, que consiste na criação de uma miniempresa ao longo do ano letivo. Os alunos são desafiados a lançarem ideias inovadoras para produtos ou serviços reais, fazem estudos de mercado, angariam capital, estabelecem parcerias e vendas, gerem fundos e organizam a contabilidade da sua ideia de negócio. Durante o ano letivo, é proporcionado aos jovens do concelho de Penamacor - que frequentam o ensino secundário profissional - a oportunidade de viverem a sua primeira experiência como verdadeiros empreendedores.

cartaz01

orientacao terras do lince2018