Investimento de 2,3 ME na reabilitação do Sistema de Abastecimento de Água em Penamacor

saap A Águas do Vale do Tejo vai consignar a empreitada de reabilitação do Sistema de Abastecimento de Água a Penamacor, ainda no decorrer desta semana. Esta obra representa um investimento de cerca de 2,3 milhões de euros (ME), com um prazo de execução de 730 dias, e foi adjudicada ao consórcio António Saraiva e Filhos, Lda. / OPUALTE - Construções, SA. O investimento irá traduzir-se na construção de uma conduta de abastecimento de água com uma extensão com cerca de 20 quilómetros e terá um importante papel na fiabilidade e resiliência do subsistema da Meimoa que abastece o Município de Penamacor. Além disso, a intervenção permitirá aumentar a fiabilidade e minimizar significativamente a redução de perdas de água no subsistema da Meimoa. A infraestrutura projetada apresenta ainda, como mais-valias, uma maior fiabilidade devido à mudança de material da conduta (de plástico reforçado com fibra de vidro para ferro fundido dúctil ), à classe de pressões (de PN10 para PN40) e à redução dos custos de energia, uma vez que o abastecimento será totalmente gravítico, contribuindo para os objetivos do projeto ZERO do Grupo Águas de Portugal, que tornará as suas empresas energeticamente autossustentáveis.
“Esta é uma boa notícia para o concelho e esperamos que venha resolver os problemas de abastecimento de água à vila e à zona sul do concelho. Há muito tempo que estávamos à espera que a obra fosse adjudicada”, diz o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, referindo que este investimento só foi possível porque o município regularizou todas as dívidas com a empresa.
A obra irá decorrer de acordo com as medidas de prevenção, proteção e segurança, tendo por base as medidas previstas no Plano de contingência da EPAL e nas diretrizes vigentes a nível nacional.

03/09/2020

transportes gratuitos 01