fgc2020 1

Agrupamento de Escolas de Penamacor recebeu “Contos com Reflexão”

O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS), em Penamacor, recebeu, no dia 6 de janeiro, Alfredo Leite, Psicólogo do projeto Mundo Brilhante, que dinamizou a iniciativa “Contos com Reflexão”. Estas sessões literárias contemplaram as turmas do 2º e 3º ciclos e pretenderam promover a psicologia positiva nas escolas, motivar, disciplinar e encantar os alunos para um futuro brilhante.
As sessões foram promovidas pelo Serviço de Psicologia e Orientação do AERS, com a colaboração do Gabinete de Ação Social e Educação do Município de Penamacor, tendo como objetivo despertar consciências com o foco em temáticas como o interesse e a motivação pela leitura, a adolescência, a depressão, a apatia social e valores, de uma forma didática e ao mesmo tempo enriquecedora, fazendo um paralelismo com algumas obras inseridas nas metas curriculares de português.
Destaca-se a clareza e a objetividade como as sessões decorreram, a abordagem do dinamizador e a interação que estabeleceu com os participantes, tendo captado a atenção dos alunos e os levado a interagir e, sobretudo, a refletir sobre as mensagens veiculadas.
Esta iniciativa insere-se na Atividade 2.14 Learning by doing do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pelo Município de Penamacor, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce. O financiamento do PIICIE é liderado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, atribuído pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.

contos01 contos02

penamacor vila madeiro 7maravilhas