hpml2020

 

 

turismolazer03

gnr1

reciclagem1

rmonos201901

pdm3

outrosplanos

estrategia 25

risco incendio

Multidão saiu à rua para acender Madeiro de Penamacor

O Madeiro de Penamacor foi aceso na noite de 23 para 24 de dezembro, pelas 00:00. A população saiu à rua para assistir ao momento, sendo que este foi o dia mais esperado pela Malta do Ano

Está cumprida a tradição e o Madeiro de Penamacor foi aceso na noite de 23 para 24 de dezembro, às 00:00. Mais uma vez, a população saiu à rua para assistir ao ato. Na reta final do Penamacor Vila Madeiro, durante a noite, decorreu o Workshop de Cultura e Gastronomia “Sabores De Natal - Na Memória de Penamacor”, com o Chef Valdir Lubave, e o concerto dos Gospel Collective. Finalmente, pelas 00:00, teve início a queima do Maior Madeiro de Portugal. Nos últimos dois dias do Penamacor Vila Madeiro, 24 e 25 de dezembro, ênfase para os cânticos ao menino, no dia 24. Depois de dois fins de semana de festa, nos dias 21 e 22, continuaram as atividades em volta do evento. No dia 21, decorreu a 3ª Corrida Solidária Vila Madeiro que contou com 102 participantes e cujas receitas da inscrição reverteram para o Instituto Social e Cristão Pina Ferraz e o Concerto de Natal dos Alunos do Polo de Penamacor da Academia de Música e Dança do Fundão. Já no dia 22, o Natal Sénior de Penamacor contou com cerca de 250 participantes e com a animação musical da Banda de Aldeia de João Pires, do Duo “Os Manos” e do Rancho Folclórico de Aranhas.
Recorde-se que, no dia 8 de dezembro, a população saiu às principais ruas da vila para assistir ao Desfile, que transportou o Madeiro para o Largo da Igreja. O momento reuniu inúmeros curiosos e prolongou-se tarde dentro. Já a Tenda Vila Madeiro recebeu o Workshop de Cultura e Gastronomia “Doces Sem Culpa Para Um Natal Consciente”, a cargo do Nutrichef Duarte Alves, seguido da atuação dos alunos da Turma de Dança Infantil e Juvenil da Escola Geração Musical. O primeiro fim de semana de festa terminou com um concerto de natal, no Convento de Santo António, a cargo do Coro Misto da Beira Interior. O evento Penamacor Vila Madeiro arrancou no sábado, dia 7 de dezembro. Durante a inauguração, António Luís Beites Soares, Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, afirmou que o Município tenta inovar todos os anos e que espera que o Penamacor Vila Madeiro agrade aos visitantes com a programação variada que apresenta e que haja retorno económico para a economia local. “Este evento apresenta o que Penamacor tem de melhor. Houve muitas pessoas e muitas instituições empenhadas para que isto fosse possível. Reforçamos o investimento mas consideramos que este investimento gera retorno económico para o comércio local”, disse.
Pela noite dentro, decorreu o primeiro momento alto do evento, com a concentração do Madeiro, no Recinto de Nossa Senhora do Incenso, que recebeu uma multidão e que contou com a animação musical da Tuna Feminina Albicastrense, do Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Penamacor e de Cláudia Martins & Minhotos Marotos. Durante este dia, foi, ainda, inaugurada a exposição “Descortiçar - A Amadia, Arte de retirar a casca sem ferir o sobreiro” e decorreu uma Visita Guiada e Encenada ao Convento de Santo António e um showcooking, a cargo dos alunos da Escola E/B 2/3 Ribeiro Sanches, na Tenda Vila Madeiro, situada no Ex-Quartel Militar de Penamacor.
O evento Penamacor Vila Madeiro continuou no fim de semana de 14 e 15 de dezembro. O sábado arrancou com os passeios Pedestre “Vamos Plantar um Sobreiro e outras espécies autóctones” na Mata Municipal e o Equestre Vila Madeiro - 2º Orihorse. Da parte da tarde, no Convento de Santo António, decorreu o 3.º Encontro de Cantares ao Menino “Modas Antigas”, com a participação do Grupo de recolhas tradicionais da Beira Baixa; do Grupo de Cavaquinhos da Salatina; do Grupo Folclórico e Etnográfico da Cova do Ouro e Serra da Rocha; e das Adufeiras da Casa do Povo do Paul. Já pela noite dentro, a animação deslocou-se para a Casa do Povo, com as atuações de Rebeca e da Banda Onda Sonora. Finalmente, no domingo destaque para as atuações do Grupo de Cavaquinhos e dos Alunos de Acordeão Portugueses e Espanhóis da Escola Geração Musical e para a sessão de autógrafos com o escritor Pedro Chagas Freitas.
A edição de 2019 do Penamacor Vila Madeiro conta, ainda, com outras atividades, como a Feira do Livro, que decorre todo o mês de dezembro, a Festa de Natal do Primeiro Ciclo e Jardins de Infância, o Orimadeiro,um Presépio ao Vivo, Espaço Infantil, e o habitual Mercado de Natal, Casas e Tasquinhas. Durante todos os dias do evento, a animação de rua está, ainda, garantida com os grupos Sons da Suevia; Grupo Sópráki; Infinitum: A Corte do Rei Herodes; KhaganiçOrchestra; Picadinhos da Concertina; David Cruz: O Pai Natal Orquestra; Concertinas os Foligaitos; Grupo Celtitando; Bombos e Adufeiras da Casa do Povo do Paul; Alunos da AMDF - Polo de Penamacor; Aras Navi - Cantam o Natal; Os Carriços; Pifaradas e Gaitadas; Grupo de Cantares de Pedrógão de São Pedro; Bordões da Beira; Xmas Bandobell; Os Fanfarrões; Os Trovadores da Beira; Os Chibatas; Zabumbas de Alpedrinha; Xmas Bandobell; Mascotes do Natal; Beira Brass Band; Tok´Avakalhar; Pedro Domingues and Friends; e Grupo de Concertinas Natalícias do Ribatejo.

vm231 vm232 vm233 vm234 vm235 vm236 vmvid23 vmvid23sic vmvid23lv vmvid23bbtv

24/12/2019

tl bt



bm bt47
rcbpenamacor

 

6montaria1

amadia01

hc20201

cwbotao01

link exposicoes