fundo municipal de emergencia empresarial 2020 h

fgc2020 1

Docentes e profissionais de educação tiveram aula sobre Mindfulness em Penamacor

O Município de Penamacor promoveu uma ação de formação de Mindfuness, em conjunto com o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches e em parceria com a Associação Mentes Sorridentes. A iniciativa contou com cerca de 25 participantes

O Gabinete de Ação Social e Educação do Município de Penamacor, em conjunto com o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches e em parceria com a Associação Mentes Sorridentes, numa lógica de promoção do sucesso escolar, realizaram, no dia 4 de dezembro, um Workshop sobre Mindfulness. Mindfulness consiste no treino da atenção plena e intencional no momento presente, podendo ser utilizada como um ferramenta que potencia o bom ambiente escolar. Atualmente vivem-se tempos em que o stress e as adversidades do dia-a-dia se traduzem na necessidade de procurar estratégias que desenvolvam o equilíbrio pessoal e social dos indivíduos. Em contexto escolar, são alguns os fatores que têm produzido efeitos negativos ao nível da saúde mental, acarretando consequências no que diz respeito à relação professor-aluno e na adoção de práticas pedagógicas eficazes. Vários estudos comprovam que o futuro educativo apela ao desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e emocionais, tornando a escola um local de aprendizagens teóricas, mas também um lugar onde se ensina e aprende a ser, a sentir e a aproveitar cada momento. A técnica de Mindfulness pode ajudar na redução do stress e ansiedade, no equilíbrio emocional e das relações interpessoais e na sensação de bem-estar.Neste contexto, o principal objetivo foi sensibilizar docentes e profissionais em educação para as práticas de Mindfulness em contexto escolar. A iniciativa contou com cerca de 25 participantes e decorreu na sede do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches.
Esta Ação de Formação de Curta Duração (ACD) foi acreditada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas do Alto Tejo e realizada no âmbito da Atividade 3.4 - “Espaços de Reflexão na Educação” do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Município de Penamacor e do PNPSE – Plano de Ação Estratégico (PAE) do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor (AERS).

mf20191 mf20192 mf20193

05/12/2019