fundo municipal de emergencia empresarial 2020 h

fgc2020 1

Intercâmbio entre alunos de Penamacor e da Roménia na área do empreendedorismo

O programa Erasmus + juntou o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) de Penamacor e o Liceu Tecnológico de Caianu Mic, Bistrita-Nassaud, Transilvânia, Roménia. Dez alunos do AERS, acompanhados por duas professoras, viajaram até à Roménia no âmbito do programa Erasmus + “Rural vs Urban Entrepeneurship for Youth”, entre os dias 1 e 7 de setembro. As atividades desenvolvidas visaram familiarizar os alunos com os desafios e vantagens de diferentes áreas empreendedoras e os meios necessários para alcançar o sucesso no empreendedorismo.
O programa incluiu atividades teóricas e práticas destinadas a desenvolver as competências do projeto, mas também atividades de lazer complementares, onde os alunos do AERS tiveram a oportunidade de interagir com a comunidade local e explorar algumas atrações turísticas da região.
Já entre os dias 27 de outubro e 1 de novembro, o Agrupamento foi anfitrião de dez alunos romenos, acompanhados de dois professores. Neste segundo momento, avaliou-se a disseminação do projeto, analisou-se ponto fortes, fracos e de melhoria no empreendedorismo de Caianu Mic e de Penamacor. Os alunos partilharam ideias empreendedoras, conheceram o concelho e tiveram a oportunidade de contatar com empresas locais de sucesso: Penazeites e Ibersaco. Esta visita terminou com dois jantares tradicionais romeno e português, onde se conheceu um pouco melhor de cada país através da sua gastronomia.

ic1 ic2 ic3

04/11/2019