fundo municipal de emergencia empresarial 2020 h

fgc2020 1

Dia Municipal do Associativismo assinalado, pela primeira vez, em Penamacor

Penamacor assinalou, pela primeira vez, o Dia Municipal do Associativismo, no dia 19 de outubro, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, que esteve repleta de público.
O programa arrancou com uma comunicação de Pedro Folgado, Diretor do Departamento da Juventude a nível nacional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), sobre os programas e apoios daquele instituto ao Associativismo. Seguiu-se uma apresentação de José Luís Pires, dirigente da Associação Cultural e Social Rancho Folclórico do Retaxo, sobre boas práticas no movimento associativo e uma outra de Sónia Barata, dirigente da ADM - Estrela sobre a coesão social e territorial. Em representação do Município de Penamacor, estiveram o Presidente da Câmara Municipal, António Luís Beites Soares, e a Vereadora do Associativismo, Sandra Vicente.
O Presidente da Câmara Municipal lembrou que, em territórios assolados pelo despovoamento, não é fácil manter o movimento associativo mas garantiu que o Município continuará a apoiar iniciativas das associações que sejam uma mais valia para o concelho. António Luís Beites Soares frisou, ainda, que este tipo de iniciativas são importantes para a troca de opiniões e experiências sobre o que de melhor se faz nesta área.
Já a Vereadora do Associativismo realçou o papel do movimento associativo nas comunidades em que está inserido e a sua importância para o desenvolvimento local e para as pessoas. Sandra Vicente lembrou, ainda, que as associações são uma escola de vida, de cooperação, de solidariedade e de generosidade, a quem deve ser reconhecido um papel fundamental no desenvolvimento local.
Recorde-se que esta iniciativa insere-se na política do Município de Penamacor de reconhecer ao Movimento Associativo um papel fundamental no desenvolvimento local, na defesa e promoção das atividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva, recreativa, entre outras. Sem substituir ou chamar a si responsabilidades na vida coletiva de cada Associação, o Município de Penamacor pretende auxiliar no processo de apoios e subsídios às coletividades, colaborando na promoção de um associativismo empreendedor e dinâmico, com objetivos fortes. Nesse sentido, foi criado o Dia Municipal do Associativismo, com um programa diverso, visando atribuir ferramentas às Associações do concelho, mas também para trocar experiências, conhecimentos, competências e recursos, entre os pares. O Dia Municipal do Associativismo será assinalado em Penamacor, todos os anos, no terceiro sábado de outubro.

dma01 dma02 dma03

21/10/2019