Livro “Penamacor, Minha Terra!” apresentado

O livro de poesia popular “Penamacor, Minha Terra!”, da autoria de Vasco Lopes Dias Araújo, foi apresentado na sede da Junta de Freguesia de Penamacor, no dia 27 de julho. A apresentação esteve a cargo de Francisco Abreu, numa cerimónia que contou também com a leitura de algumas das poesias presentes da obra. Presente na apresentação, Vasco Lopes Dias Araújo disse que, apesar de estar ausente há muitos anos, Penamacor esteve sempre no seu pensamento. “Nunca esqueci a minha terra”, afirmou. Já António Gil, Presidente da Junta de Freguesia de Penamacor, entidade que apoiou a edição da obra, referiu que, dentro das possibilidades, o seu executivo estará sempre disponível para colaborar e apoiar estas iniciativas culturais. Finalmente, o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, garantiu que esta obra vai enriquecer o espólio cultural do município.
Vasco Lopes Dias Araújo nasceu em Penamacor a 30 de agosto de 1936. Depois de concluir o exame da 4ª classe, no início do verão de 1950, com a idade de 13 anos, saiu da terra que o viu nascer. Viajou até Santo Estevão, no concelho de Benavente. Passado algum tempo, mudou-se para a vila de Penedono, no distrito de Viseu, seguindo mais tarde para a localidade de Várzea de Trevões, no concelho de São João da Pesqueira. A 8 de abril de 1958 passou a viver no Alentejo, distrito de Beja. Depois, durante 14 anos, em Brinches, concelho de Serpa. Em 1972, fixou-se definitivamente na freguesia de Corte do Pinto, no concelho de Mértola. Exerceu várias atividades. Nos últimos 20 anos de vida ativa foi empregado de escritório, na área da contabilidade. Atualmente, está aposentado. Nos tempos livres gosta de ler, escrever, caminhar ao ar livre e viajar.

penamacor minha terra1 penamacor minha terra2 penamacor minha terra3

28/07/2019