perus20192

Beira Baixa sob Perspetiva e nova sala de exposições inauguradas em Penamacor

Foi inaugurada a exposição Beira Baixa sob Perspetiva no dia 26 de julho, no Museu Municipal de Penamacor, local onde estará patente até ao final do mês de setembro. A inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, e do secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), Hélder Henriques, além de Valter Vinagre e Filipe Faria, dois dos autores da mostra. Este ato serviu também para inaugurar a nova sala de exposições temporárias do Museu Municipal.
Esta é a penúltima etapa da exposição mostra a Beira Baixa pela lente de Valter Vinagre e Pedro Martins e através das coleções sonoras de Filipe Faria. Como sempre, a exposição Beira Baixa sob Perspetiva fica completa por uma reflexão sobre a comunidade deste território através de uma seleção de objetos que possa falar-nos da região e das suas pessoas.
O quinto capítulo da exposição Beira Baixa sob Perspetiva pensa a religião, ligada especialmente a símbolos masculinos, através dos santos padroeiros, símbolos de devoção, festas e celebrações religiosas.
Este projeto expositivo é desenvolvido no âmbito do Beira Baixa Cultural, iniciativa cofinanciada pelo Programa Regional Centro 2020, Portugal 2020 da União Europeia através do FEDER.
Durante a inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor manifestou a convicção que esta será a primeira de muitas exposições que esta nova valência do Museu Municipal irá receber, frisando, igualmente, a parceria com a CIMBB, que resultou na mostra agora inaugurada.

bbp1 bbp2 bbp3

27/07/2019