Academia Explorar e Aprender terminou primeira semana de atividades

Terminou hoje a primeira semana da Academia Explorar e Aprender - Experimentação e Reforço de Conhecimentos, edição das férias letivas de verão 2019. Entre 1 e 5 de julho, decorreram várias atividades desportivas, culturais, científicas, intergeracionais e de expressão dramática e corporal. De realçar o apoio prestado pelas entidades que colaboraram com a iniciativa nestes primeiro cinco dias. A Academia Explorar e Aprender regressa nas semanas entre 8 e 12 de julho, 15 e 19 de julho, 22 e 26 de julho e 29 de julho e 2 de agosto.
Do programa constam atividades nas áreas da expressão dramática e corporal, do desporto, das artes, da literatura e escrita, das ciências, das Tecnologias da Informação e Comunicação, de lazer, da exploração da natureza, de visitas temáticas, entre outras.
A “Academia Explorar e Aprender - Experimentação e Reforço de Conhecimentos”é um projeto que consiste na realização de um conjunto de atividades no âmbito desportivo, educativo, cultural, artístico, tecnológico e científico, durante o período de férias escolares das crianças e jovens do concelho de Penamacor, potenciando assim o papel da escola, os recursos endógenos da região e a realização de parcerias externas de forma a diversificar o maior número de atividades socioeducativas. Os objetivos são os de responder às necessidades das crianças, jovens e pais/encarregados de educação na ocupação de tempo livre de forma ativa e saudável, numa componente de apoio à família, nos períodos de férias letivas; proporcionar a realização de atividades diversificadas, promovendo o desporto, o conhecimento, o divertimento e a partilha de experiências; e minimizar a perda de competências das crianças e jovens quando se encontram em período de férias letivas prolongadas.
Os destinatários são crianças e jovens com idades compreendidas entre os 3 e os 16 anos, residentes no concelho de Penamacor e/ou que se encontrem no concelho durante o período de férias letivas.
O projeto surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.
Mais informações e programa completo.

aeav01 aeav02 aeav03 aeav04 aeav05 aeav06 aeav07

08/07/2019