Exposição de Fotografia Instameet Ribeiro Sanches inaugurada em Penamacor

Foi inaugurada a Exposição Coletiva de Fotografia Instameet Ribeiro Sanches, no dia 2 de julho, na Biblioteca Municipal de Penamacor. Esta mostra, que estará patente até ao dia 29 deste mês, reúne uma seleção de fotografias captadas no decorrer do evento Instameet_Ribeiro Sanches. Numa parceria entre a SARSPEN - Sociedade dos Amigos de Ribeiro Sanches e o grupo Instameet Castelo Branco, no final do ano passado, foi promovido o Instameet_Ribeiro Sanches: um encontro de fotografia que reuniu mais de vinte participantes e que pretendeu dar a conhecer a figura de Ribeiro Sanches e o património da vila de Penamacor. A iniciativa, que contou com os apoios da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, incluiu passagem por vários locais emblemáticos da vila como o Convento de Santo António, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja da Misericórdia, o Cimo de Vila ou, ainda, algumas das artérias que apresentam marcas de presença judaica na sua arquitetura.
As fotografias captadas durante o evento foram então partilhadas na rede social Instagram, com as hashtags #imcb_ribeirosanches; #penamacor; e #instameet_castelobranco. Agora, em resultado desta atividade, apresenta-se a Exposição Coletiva de Fotografia Instameet Ribeiro Sanches que reúne uma seleção de fotografias captadas no decorrer do evento.
Durante a inauguração, tomaram a palavra Sandra Vicente, Vereadora do Associativismo da Câmara Municipal, Maria João Cunha, da SARSPEN, e Jorge Portugal, do grupo Instameet Castelo Branco.
Sandra Vicente elogiou a iniciativa e deu os parabéns a estas duas últimas entidades pelo trabalho desenvolvido, garantindo que irá sempre, dentro das suas competências de vereadora, continuar a estar presente e a acompanhar as atividades realizadas. A terminar, fez um pequeno resumo da criação da SARSPEN.
Recorde-se que a SARSPEN surgiu de uma iniciativa da ADRACES, em parceria com a Câmara Municipal de Penamacor, que se designava CULBIS (12 meses, 12 temáticas culturais). A primeira ação foi numa tertúlia designada - “Ribeiro Sanches - de Penamacor a São Petersburgo e Paris”, que ocorreu no dia 26 de janeiro de 2013, no Convento de Stº António, em Penamacor.
Dessa tertúlia surgiu o desafio de criar uma associação ligada a Ribeiro Sanches e o ato constitutivo e estatutos aconteceram a 13 de julho de 2017, sendo registada a SARPEN - Sociedade dos Amigos de Ribeiro Sanches, da Historia e Cultura do Concelho de Penamacor.
Esta mostra pode ser visitada durante o horário de funcionamento normal da Biblioteca Municipal de Penamacor.

inst01 inst02 inst03

03/07/2019