perus20192

Colóquio de Arqueologia e História de Penamacor reúne investigadores de Portugal e Espanha

Foi apresentado o programa do II Colóquio de Arqueologia e História do Concelho de Penamacor – 40 anos depois – Ciências e Territórios em Mudança. Apresentação ficou a cargo de Pedro Salvado, memória viva daquilo que foi o evento em 1979, e de Juan Pedro Moreno Carrasco, Diretor do Parque Cultural Sierra de Gata, que reforça as cooperações transfronteiriças neste colóquio, no âmbito da política de colaboração ibérica levada a cabo pelo Município de Penamacor.
A divulgação do programa decorreu durante a cerimónia que assinalou o Dia do Concelho, que decorreu a 1 de junho. O II Colóquio de Arqueologia e História do Concelho de Penamacor, que irá decorrer a 4, 5 e 6 de outubro, pretende assinalar os 40 anos do evento que decorreu com o mesmo nome em 1979, além de reunir dados sobre o estado da investigação no concelho nas últimas quatro décadas, compreender o que foi feito e o que está por fazer e preparar uma série de ações que contemplem a investigação histórica e arqueológica em Penamacor, fomentando a interação académica e regional. Neste evento estarão reunidos investigadores de Coimbra, Porto, Lisboa Évora, Castelo Branco, Cáceres, Salamanca, Ávila, Madrid e Penamacor, entre outros.
Estão programadas comunicações sobre Pré e Proto-História Peninsular: Circulações entre Territórios Malcata-Gata; O Domínio Romano: Religião, Poder e Circulação; Guerra, Paz e Permeabilidades: A Fronteira da Baságueda do Século XII ao Século XX; Patrimónios e Tradições em Terras da Raia Luso-Extremenha; e Desenvolvimento Local Património e Turismo. Está, ainda, agendado um Espetáculo Etnomusical e a atividade “Visitas Guiadas e Orientadas”, além de Apresentação de Posters e do Ebook “Arqueologia, História e Património de Mário Pires Bento”. Finalmente, será inaugurada a exposição “Bibliografia Territorial – Penamacor 40 Anos Em Imagens”, no Museu Municipal.

coloquio01 coloquio02

03/06/2019