peruspnc

pp zip sul06

gfc2019a

CCPJ alerta para violência nas relações de intimidade e no namoro

No âmbito das comemorações do Dia dos Namorados, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Penamacor, em parceria com a Associação Amato Lusitano de Castelo Branco e o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS), no âmbito do Programa de Educação para a Saúde (PES), realizou ações informativas destinadas aos jovens do ensino secundário (10º, 11º, 12º anos de escolaridade e curso profissional). Estas ações contaram com a presença de técnicos especializados da Associação Amato Lusitano e tiveram lugar na escola sede do AERS, no dia 13 de fevereiro. Pretendeu-se com esta atividade sensibilizar os jovens para a problemática da violência nas relações de intimidade e no namoro.
Paralelamente, “Amar-te e Respeitar-te” é um projeto pedagógico de combate à Violência no Namoro, desenvolvido pela Betweien em coautoria com o músico Jimmy P, que visa capacitar e dotar os e as jovens com ferramentas de diagnóstico e de prevenção de comportamentos agressivos nas relações de namoro, dos próprios e/ou dos seus pares. O projeto é composto por um livro, 3 músicas criadas por Jimmy P e uma peça de teatro, que é a adaptação das 3 histórias do livro ao teatro.
A CPCJ de Penamacor, em parceria com o AERSP)no âmbito do PES, a Associação Amato Lusitano e a Câmara Municipal de Penamacor (CMP), proporcionaram aos alunos do 3º ciclo do ensino básico, a possibilidade de participarem neste projeto, que teve lugar em Castelo Branco, no Cine - Teatro Avenida, no dia 14 de fevereiro. Também esta atividade teve como objetivo sensibilizar os jovens para a problemática da violência nas relações de intimidade e no namoro.

vncpcj01 vncpcj02

15/02/2019