verao penamacor

campismo freixial01

Festa das Varas do Fumeiro já arrancou

A festa em Aranhas continua até domingo. O enchido é “rei” na Festas das Varas do Fumeiro

Já arrancou a Festa das Varas do Fumeiro, em Aranhas. O certame foi inaugurado esta sexta-feira, dia 18 de janeiro, pelo presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Aranhas, Luís Manuel Mendes Vaz. António Luís Beites Soares deixou um agradecimento ao executivo de Aranhas e a toda a população da freguesia, sem a dedicações dos quais não seria possível realizar o evento. O edil desejou, ainda, que o evento seja um sucesso, desejo também expresso pelo autarca da freguesia anfitriã.
O primeiro dia da Festa das Varas do Fumeiro contou com os concertos do Orfeão de Castelo Branco, no Lagar, e dos Trovadores da Beira, no adro da igreja. Houve ainda animação de rua com o Grupo de Bombos “Os Grifos” e os Picadinhos da Concertina.
Hoje, sábado, decorre o momento alto do evento. O Desfile das Varas tem início às 15:00, acompanhado por grupos espontâneos de tocadores de concertina e acordeão do concelho que animam esta parada. Posteriormente, é lida a Carta do Fumeiro, documento que pretende recriar a carta régia que outrora autenticava este tipo de feiras, seguida do Leilão das Varas. Os Chibatas, os Tok’Avakalhar, o grupo de teatro Os Fotógrafos e os Celtitando estão encarregues da animação de rua durante o dia. Pelas 17:30, atua, no adro da igreja, o Grupo de Sevilhanas de Eljas e, pelas 22:00, toca o Grupo de Musica Tradicional “Sons do Tempo”, no mesmo local.
Recorde-se que as novidades deste ano são a existência de um espaço infantil durante os dias em que decorre a feira, as atividades de orientação Orifumeiro e sessões de showcooking e ateliês de gastronomia, que decorrem no sábado, dia 19, pelas 17:00, e no domingo, dia 20, pelas 18:00. O evento conta com expositores de artesanato, de produtos regionais e tasquinhas, além de vários madeirinhos pelas ruas para “aquecerem” os visitantes. O certame termina no domingo, dia 20. No último dia do certame, a festa arranca às 11:00 com a animação de rua, durante o dia, a estar a cargo dos Bombos e Adufes da Casa do Povo do Paul e dos Manta de Ourelos. Pelas 15:00, decorre o XX Festival de Folclore, com a participação de ranchos portugueses e espanhóis, e, pelas 15:30, tem lugar o teatro de rua “Porco Personal Training”.

fvf201901 fvf201902 fvf201903 fvf201904 fvf201905 fvf201906

19/01/2019