peruspnc

pp zip sul06

gfc2019a

Projeto piloto de “Filosofia para Crianças” continua no próximo período letivo em Penamacor

O Município de Penamacor está a implementar um projeto piloto designado “Filosofia para Crianças”. Os destinatários são os alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches

O Gabinete de Ação Social e Educação do Município de Penamacor, com a colaboração do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, está a realizar, no presente ano letivo, um projeto designado “Filosofia para Crianças”. Este é um programa educativo que tem como principal objetivo colocar em prática a arte de pensar de uma forma criativa, crítica e afetiva, desenvolvendo assim competências cognitivas, afetivas e sociais das crianças através de metodologias educativas variadas.
De realçar que este é um projeto piloto, que procura responder à estimulação de aprendizagens ao nível da linguagem, comunicação e pensamento crítico, bem como promover os relacionamentos interpessoais saudáveis e a concentração. Durante o primeiro período do ano letivo, os alunos trabalharam o pensamento abstrato, baseado nas emoções e nos afetos. Até ao final do ano, cada turma, em função do nível de ensino e da maturidade, vai trabalhar diferentes conceitos.
As sessões tiveram início no dia 23 de novembro, sendo que este programa é destinado aos alunos do 1º ciclo (turmas do 2º, 3º e 4º anos), aplicado em pequenos grupos e conta com uma formadora certificada pelo Centro de Formação de Educadores e Professores da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.
O Projeto Filosofia para Crianças surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce. O PIICIE é liderado pela CIMBB, em parceria com o Município de Penamacor, e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

wfc1901 wfc1902 wfc1903

02/01/2019