ee2019

peruspnc

pp zip sul06

Festival das Artes da Beira Baixa promoveu adufe em Penamacor

Cerca de uma centena de pessoas, entre participantes e assistentes, presenciou ao Festival de Artes da Beira Baixa, em Penamacor. Este festival, que pretendeu dar a conhecer o Adufe, como instrumento musical que importa preservar e valorizar, decorreu na Casa do Povo, no dia 17 de novembro, contando com as atuações das Adufeiras do Paúl, das Adufeiras do Rancho Folclórico do Ladoeiro, das Adufeiras do Rancho Folclórico de Monsanto, das Adufeiras do Rancho Folclórico de Aranhas e do Adufe em Lisboa, permitindo aos espetadores assistirem a vários formas de tocar adufes, características dos diferentes concelhos ali representados.
Paralelamente ao Festival de Artes da Beira Baixa, decorreu, da parte da manhã, um ateliê de construção de adufes, da responsabilidade de António Supico, que contou com a participação de 22 pessoas, salientando-se a adesão da comunidade estrangeira de Penamacor. Este ateliê pretendeu dar bases aos participantes para que estes possam aprender a construir e tocar este instrumento musical.
O adufe é um instrumento tradicional das Beiras e estas atividades inseriram-se na estratégia de promoção e valorização deste instrumento. De salientar que vários grupos do concelho de Penamacor, ligados à música, foram convidados a estar presente no evento, pretendendo-se que este projeto tenha reflexo na preservação deste valioso património cultural e consequências práticas no futuro.
Estas iniciativas inseriram-se no programa Beira Baixa Cultural, da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.

fa01 fa02 fa03

23/11/2018