peruspnc

pp zip sul06

recolha monos01

Gabinete de Apoio à Vítima já está a funcionar em Penamacor

Penamacor tem a funcionar, desde junho, um Gabinete de Atendimento e Apoio à Vítima de Violência, fruto de um protocolo assinado com a Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento. Este serviço funciona no Gabinete de Ação Social e Educação do Município de Penamacor, no Largo Tenente Coronel Júlio Rodrigues da Silva

A Câmara Municipal de Penamacor tem a funcionar, desde junho, um Gabinete e Atendimento e Apoio à Vítima de Violência, nas instalações do Município no Largo Tenente Coronel Júlio Rodrigues da Silva, no âmbito de um protocolo assinado com a Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento. Penamacor foi um dos municípios que aderiu a esta iniciativa de descentralização de serviços, sendo o Gabinete de Ação Social e Educação responsável pela implementação do documento no terreno. Desta forma, o primeiro contacto é realizado com as técnicas deste gabinete, agendando-se, posteriormente, um atendimento/intervenção com os técnicos da Amato Lusitano, que se deslocam a Penamacor pelo menos duas vezes por mês ou sempre que for assinalada uma situação emergente. De referir que é assegurada a confidencialidade no atendimento, promovendo-se, igualmente, as condições necessárias ao apoio e proteção das vítimas de violência doméstica, de forma a assegurar o eficaz encaminhamento e apoio das diferentes situações.
Esta medida tem como primeiro objetivo a intervenção e apoio (social, psicológico e jurídico) a pessoas vítimas de violência doméstica, através de um serviço mais próximo e mais presente junto da comunidade. Além deste, outro dos objetivos é a prevenção, através da implementação de programas de desenvolvimento de competências para as questões da igualdade de género, não discriminação e direitos humanos, com vista à promoção de relações saudáveis e evitando, assim, comportamentos violentos (considere-se violência ao nível das relações de intimidade, entre pares, contra a pessoa idosa, contra crianças e do abuso sexual). Este trabalho de prevenção é dirigido à comunidade escolar e à comunidade em geral.

Penamacor marcou presença em cerimónia do Dia Mundial da Igualdade
No dia 26 de outubro, a Câmara Municipal de Castelo Branco, em colaboração com a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, celebrou o Dia Municipal para a Igualdade. A sessão de abertura do Seminário contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro. Os municípios de Penamacor, Castelo Branco, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão prestaram-se a debater as estratégias de combate, prevenção e apoio à vítima de violência doméstica, nas políticas e apoio às vítimas de violência doméstica e na promoção da igualdade.

dmi01 dmi02 dmi03

07/11/2018