peruspnc

pp zip sul06

recolha monos01

Quadros da Religiosidade Popular patentes na Biblioteca Municipal de Penamacor

Esta mostra resulta da intenção de preservar, valorizar e proteger estas manifestações de religiosidade popular. Até ao dia 28 de novembro estarão expostas cerca de duas dezenas de obras na Biblioteca Municipal de Penamacor

A exposição Quadros da Religiosidade Popular, organizada por Francisco e Manuela Abreu e que conta com o contributo de outros participantes, vai estar patente na Biblioteca Municipal de Penamacor até ao dia 28 de novembro, Mês de Todos os Santos. Nas palavras de Francisco Abreu, nas casas dos nosso antepassados “há elementos do património cultural e etnográfico do nosso povo que, muitas vezes, é desvalorizado”, sendo que esta é uma exposição de algumas dessas “manifestações de religiosidade popular”. O responsável explica que é “tradicional ter em casa os quadros da Última Ceia, do Anjo da Guarda, do Sagrado Coração de Maria e de Cristo no Monte das Oliveiras”, por exemplo, e que nestas expressões da religiosidade católica portuguesa, por vezes, “não é a gravura que é relevante mas o facto de estar inserida em molduras extraordinariamente bonitas e artísticas” que, frequentemente, “eram produzidas por carpinteiros e artesãos muito hábeis”. Desta forma, o objetivo desta mostra é o de alertar que “esses quadros são património cultural e que é necessário chamar à atenção para os preservar, valorizar e proteger”. Nesta exposição estão patentes entre 18 a 20 obras.
Francisco Abreu é natural de Penamacor, onde estudou e lecionou, antes de se tornar diretor regional do Instituto Português da Juventude de Castelo Branco. Depois disso, começou a lecionar em Évora e, desde 1987, que é vereador Câmara Municipal ou membro da Assembleia Municipal de Penamacor. É fundador e ex-dirigente da Menagem - Associação Cultural e de Desenvolvimento de Penamacor. Também Manuela Abreu é natural de Penamacor, foi funcionária da Caixa Geral de Depósitos e dirigente associativa da Menagem, estando, igualmente, por diversas vezes ligada às atividades culturais da Biblioteca Municipal do concelho.

qrp01 qrp02 qrp03

05/11/2018