peruspnc

pp zip sul06

Quadros da Religiosidade Popular patentes na Biblioteca Municipal de Penamacor

Esta mostra resulta da intenção de preservar, valorizar e proteger estas manifestações de religiosidade popular. Entre os dias 2 e 28 de novembro estarão expostas cerca de duas dezenas de obras na Biblioteca Municipal de Penamacor

expo qrp02 A exposição Quadros da Religiosidade Popular, organizada por Francisco e Manuela Abreu e que conta com o contributo de outros participantes, vai estar patente na Biblioteca Municipal de Penamacor, entre os dias 2 e 28 de novembro, Mês de Todos os Santos. Nas palavras de Francisco Abreu, nas casas dos nosso antepassados “há elementos do património cultural e etnográfico do nosso povo que, muitas vezes, é desvalorizado”, sendo que esta é uma exposição de algumas dessas “manifestações de religiosidade popular”. O responsável explica que é “tradicional ter em casa os quadros da Última Ceia, do Anjo da Guarda, do Sagrado Coração de Maria e de Cristo no Monte das Oliveiras”, por exemplo, e que nestas expressões da religiosidade católica portuguesa, por vezes, “não é a gravura que é relevante mas o facto de estar inserida em molduras extraordinariamente bonitas e artísticas” que, frequentemente, “eram produzidas por carpinteiros e artesãos muito hábeis”. Desta forma, o objetivo desta mostra é o de alertar que “esses quadros são património cultural e que é necessário chamar à atenção para os preservar, valorizar e proteger”. Nesta exposição estarão patentes entre 18 a 20 obras.
Francisco Abreu é natural de Penamacor, onde estudou e lecionou, antes de se tornar diretor regional do Instituto Português da Juventude de Castelo Branco. Depois disso, começou a lecionar em Évora e, desde 1987, que é vereador Câmara Municipal ou membro da Assembleia Municipal de Penamacor. É fundador e ex-dirigente da Menagem - Associação Cultural e de Desenvolvimento de Penamacor. Também Manuela Abreu é natural de Penamacor, foi funcionária da Caixa Geral de Depósitos e dirigente associativa da Menagem, estando, igualmente, por diversas vezes ligada às atividades culturais da Biblioteca Municipal do concelho.

19/10/2018

fvf2019a