fundo municipal de emergencia empresarial 2020 h

fgc2020 1

Penamacorenses experimentaram veículos elétricos com o Moveletur

Estiveram disponíveis em Penamacor, no dia 16 de setembro, bicicletas e carros elétricos para quem os quisesse experimentar. A iniciativa foi do Moveletur com o apoio do Município de Penamacor

O projeto Moveletur: "Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais" passou por Penamacor, no domingo, dia 16 de setembro. A comitiva, que arrancou do Parque Natural Las Batuecas - Sierra de Francia, esteve na Vila a promover a mobilidade elétrica. Depois de uma visita ao museu, da parte da manhã, estiveram disponíveis, da parte da tarde, três automóveis elétricos, em frente aos Paços do Concelho, para quem os quisesse experimentar. Também no Jardim da República estiveram seis bicicletas elétricas disponíveis para a utilização da população que ali passasse.
Para a vereadora da Câmara Municipal de Penamacor, Sandra Vicente, estes “projetos transfronteiriços são cada vez mais importantes”, principalmente quando associados à forte aposta “no turismo feita pela autarquia”. “Estamos desde o princípio neste projeto e estaremos recetivos a todos os projetos nesta área. A Reserva Natural da Serra da Malcata é extremamente interessante em termos de fauna e flora. As pessoas do interior do país sabem fazer um acolhimento ímpar e ainda temos a gastronomia. Se juntarmos a isto, este tipo de projetos e parcerias chegaremos a algum lado”, disse.
O projeto Moveletur: "Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais" visa promover um modelo público, sustentável e limpo de disponibilização de veículos e bicicletas elétricas para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças entre Portugal e Espanha, criando uma rede de itinerários turísticos “verdes” que conectem veículos elétricos a pontos de interesse naturais e culturais das áreas identificadas. Paralelamente, o consórcio pretende também capacitar empresários do sector turístico e empreendedores dos espaços naturais, no sentido de garantir uma nova oferta de mobilidade sustentável.
Este projeto é desenvolvido no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020, tem um orçamento de 908.829,13 euros, cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Inclui a aquisição de 9 veículos e 91 bicicletas elétricas, para além da instalação de 25 postos de carregamento, o desenvolvimento de uma plataforma de monitorização de veículos elétricos e uma área exclusiva para a reserva de veículos(https://patrimonionatural.org/moveletur).

beco01 beco02 beco03 beco04 beco05   beco06

Reserva Natural da Serra da Malcata é uma das áreas protegidas envolvidas

Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos e é promovida pela Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, contando como parceiros espanhóis: a Ente Regional de la Energía de Castilla y León e a Diputación de Ávila, e como parceiros portugueses a OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, a Câmara Municipal de Bragança, a ADIRBA - Associação para o Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso, e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, sendo no total sete os parceiros do projeto.
As 7 Áreas Naturais Protegidas envolvidas no Moveletur são o Parque Nacional Peneda-Gerês - Ecomuseu de Barroso, Parque Natural de Montesinho e a Reserva Natural da Serra da Malcata em Portugal, e o Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto, Parque Natural Arribes del Duero, Parque Natural Las Batuecas - Sierra de Francia e Parque Regional Sierra de Gredos, em Espanha, num total de mais de 400 mil hectares.
Nos próximos dias 14, 15 e 16, 22 e 23, 29 e 30 de setembro, decorre nestas regiões transfronteiriças, em 6 Etapas, um tour em veículos elétricos que visa promover a mobilidade sustentada nestes parques naturais, de ambos os lados da fronteira.
Estão presentes no Tour veículos de diferentes fabricantes, bem como de frotas institucionais de entidades locais e outras administrações públicas.
Complementando o programa da iniciativa, decorrem, nas localidades por onde passa o tour, ações de sensibilização para a promoção da mobilidade elétrica, com a realização de workshops, palestras e experiências de condução de veículos elétricos (automóveis e bicicletas), ações que são conjugadas com iniciativas de promoção do turismo sustentado e de valorização do património histórico-cultural nas regiões integrantes. Esta ação em concreto tem um orçamento total de 30.600 euros.

17/09/2018

penamacor vila madeiro 7maravilhas s1