peruspnc

pp zip sul06

Intercâmbio traz jovens estrangeiros a Penamacor

30 jovens portugueses, romenos e polacos estiveram em Penamacor, entre 26 de agosto e 1 de setembro, numa ação inserida no programa Erasmus +, organizada pela Agência Local da Juventude das Beiras e Serra da Estrela, em parceria com a Câmara Municipal de Penamacor e com o apoio da Junta de Freguesia da vila. Destes 30 jovens, dez são naturais do concelho e dez de cada um dos países visitantes. O tema deste intercâmbio foi o Ecoturismo, pretendendo mostrar as boas práticas da região nesta área, tendo os participantes visitado vários exemplos de negócios locais de sucesso. O parque natural da Serra da Estrela e a aldeia de Monsanto foram duas das paragens obrigatórias, sendo que os jovens polacos e romenos trouxeram também consigo exemplos de boas práticas dos seus países de origem. Além desta partilha de conhecimentos, esta iniciativa permitiu, ainda, uma troca de costumes entre os jovens presentes mas também com a comunidade local. Entre as atividades realizadas, registam-se jantares típicos dos países intervenientes, com danças e cantares e para culminar, uma festa de despedida cultural no Jardim da República, em Penamacor, com um momento musical a cargo da Banda Filarmónica da Aldeia de João Pires, bem como a visualização de um vídeo em que a comunidade local pode ficar a conhecer o que foi realizado durante a semana.

ic01 ic02 ic03 ic04 ic05 ic06

04/09/2018