fogo limpeza terrenos

gnr1

Biblioteca de Penamacor “viajou” com Miguel Torga e Eça de Queiroz

A Biblioteca Municipal de Penamacor dinamizou a iniciativa “Viagens com Escritores”. O programa decorreu em Coimbra e contou com 15 participantes

A iniciativa “Viagens com Escritores”, organizada pela Alma Azul e dinamizada pela Biblioteca Municipal de Penamacor, contou com mais de uma dezena de participantes. O evento decorreu em Coimbra e pretendeu ser uma viagem ao legado de Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Eça de Queiroz e Antero de Quental, incluindo diversas atividades, como leitura de textos e poemas, visita a locais emblemáticos e um debate sobre a “Questão Coimbrã e a Coimbra de Antero de Quental e Eça de Queiroz”. A atividade decorreu sábado, dia 21 de abril. À chegada a Coimbra, os participantes seguiram pela Ponte Santa Clara até ao Mural sobre o Mondego - Homenagem a Miguel Torga. De seguida, realizou-se a leitura de poemas e textos de Miguel Torga e Eugénio de Andrade, de onde seguiram para o Restaurante Paço do Conde, que Eça de Queirós imortalizou com a sua “travessa de arroz doce” após o seu exame final na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Durante o almoço, decorreu uma conversa sobre a Questão Coimbrã, e a Coimbra de Antero e Eça de Queirós e, já da parte da tarde, na Estação Nova, foi evocada a chegada de Miguel Torga a Coimbra, aos 17 anos, pela mão do tio emigrante no Brasil.
Depois de uma visita ao Parque Manuel Braga, onde se encontra o busto de Antero de Quental, junto ao Museu da Água, decorreu uma visita àquele espaço museológico, com leituras de sonetos de Antero e poemas de Eugénio de Andrade pelo Grupo de Leitura Alma Azul.
A viagem terminou com um passeio pelo Parque Verde e a travessia da Ponte Pedonal Pedro e Inês com vista sobre o Rio Mondego e Coimbra.

viagenscomescritores1 viagenscomescritores2

26/04/2018