pp zip sul06

gfc03

recolha monos01

Penamacor inaugura exposição em homenagem aos bombeiros

A Biblioteca Municipal de Penamacor tem em exibição uma exposição de homenagem a todos os bombeiros. Durante a inauguração, o presidente do Município, António Luís Beites confessou-se um enorme defensor da causa

Foi inaugurada, no dia 3 de abril, a exposição de homenagem a todos os bombeiros, da autoria de Honorato Nogueira Berto, na Biblioteca Municipal de Penamacor. Presentes na iniciativa estiveram, além do artista, o Presidente da Câmara Municipal, representantes da Direção e do Comando dos Bombeiros Voluntários de Penamacor e Francisco Peraboa, comandante operacional distrital de Castelo Branco da Proteção Civil, entre outros. Durante a inauguração, António Luís Beites, Presidente da autarquia, agradeceu a disponibilidade de Honorato Nogueira Berto e a vontade do autor em que esta “fabulosa exposição circule”, confessando-se um “enorme defensor da causa dos bombeiros”.
“É uma fabulosa exposição com obras de arte alusivas à causa humanitária de ser bombeiro. Este é um momento simbólico e esta exposição é uma mais valia cultural para a Biblioteca Municipal e para o concelho. Engrandece a história e a dignidade de todos os que já foram bombeiros”, acrescentou.
Por fim, o presidente da Câmara Municipal de Penamacor elogiou a Direção dos Bombeiros Voluntários locais, pela “sensibilidade no exercício de funções tão nobres”.
Recorde-se que esta mostra está patente até ao dia 30 de abril e inclui 40 veículos em miniatura dos “Soldados da Paz”, criados por Honorato Nogueira Berto, a partir de fotografias, sendo fiéis representações dos originais. Honorato Nogueira Berto dedicou uma vida à causa e a sua paixão pelos bombeiros levou-o, em 2013, a começar a elaborar as miniaturas. O antigo chefe dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, agora no quadro de honra, é autodidata e conta já com 84 carrinhos na sua coleção, objetos que são elaborados com vários materiais recicláveis, cartão, chapa, madeira e botões, entre outros.
No final da inauguração houve lugar a um “porto de honra”.

expo abril201801 expo abril201802 expo abril201803

04/04/2018