peruspnc

pp zip sul06

recolha monos01

Programa Educação para a Cidadania e Empreendedorismo combate insucesso escolar

Está a decorrer mais uma edição do programa Educação para a Cidadania e Empreendedorismo, em Penamacor. A iniciativa pretende auxiliar os alunos a descobrirem novos caminhos e novas perspetivas para o seu futuro profissional.

A mais recente edição do programa Educação para a Cidadania e Empreendedorismo, implementado pela Câmara Municipal de Penamacor, em parceria com a Associação de Jovens Empreendedores de Portugal (Junior Achievement Portugal) e com a colaboração do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, entrou na derradeira fase deste ano letivo.
Esta é uma iniciativa inserida no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar aplicada em sete turmas do ensino básico (desde o 1º ano até ao 9º) e uma turma do ensino secundário profissional, sendo que nesta última as atividades ainda não terminaram.
No ensino secundário profissional, foi aplicado o programa “A Empresa”, que consistiu na criação de uma ideia de negócio que foi submetida a uma candidatura para apresentação na Feira de Empreendedorismo da Junior Achievement Portugal, que decorrerá em Coimbra no dia 24 de abril de 2018. Um dos objetivos do projeto é que estes alunos criem algo inovador ou que descubram novos caminhos nos seus percursos profissionais, no final deste ciclo de ensino. Para a implementação deste programa, registou-se o importante contributo dos responsáveis do Moinho do Maneio (negócio local no ramo da hotelaria), que acompanharam os alunos na sala de aula e os receberam no seu empreendimento, permitindo o contacto com um exemplo real de sucesso no ramo empresarial.

Atividades para o 1º, 2º e 3º ciclos terminadas
Já para os jovens dos 1º ao 3º ciclos, a aventura terminou este período escolar, sendo que foi realizado um conjunto de atividades formativas com o objetivo de ajudar os alunos do concelho a melhorar o seu desempenho escolar, a desenvolver a sua formação cívica e empreendedora, a perceberem a relação que a escola tem com mundo do trabalho, desenvolvendo assim a importância da escola para o dia-a-dia das suas vidas.Estas sessões foram dinamizadas por voluntários da comunidade, que representam empresas do concelho, tais como o Município de Penamacor, a Euromel, a empresa Fruto da Serra - Produção de Produtos Biológicos, a Adraces e o Instituto Pina Ferraz, e que foram à sala de aula aplicar os programas educativos, permitindo aos alunos o contacto com profissionais com experiência real e comprovada no mundo empresarial. Estas sessões decorreram na componente letiva de Educação para a Cidadania.
O programa Educação para a Cidadania e Empreendedorismo integra o projeto Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, liderado pela CIMBB - Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa,em parceria com os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão, sendo cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).

ja01a ja05a ja04a

Galeria fotográfica