fgc2020 1

gr prSão 565 quilómetros para fazer de bicicleta ou a pé por caminhos e trilhos das Beiras, dos quais 45 passam por terras de Penamacor, compreendidos entre Aldeia de João Pires e Meimão. A GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas está oficialmente aberta a todos os amantes do btt e do pedestrianismo que se decidam a descobrir as belezas naturais e o património de uma vasta região. Os passeios inaugurais decorreram no último fim-de-semana, em horários simultâneos, a partir de 17 localidades, com o número de participantes a ultrapassar as expectativas da Organização. Penamacor, que aderiu de forma exemplar, com cerca de 140 pessoas a caminhar sobre a Grande Rota, acabou por apresentar o grupo mais numeroso de todos os que estiveram envolvidos nesta acção.
Quando solicitada, a Câmara Municipal de Penamacor esteve desde a primeira hora como parceiro no processo de remarcação da GR22, ciente da importância desta infraestrutura na estratégia delineada para o concelho. "Infelizmente Penamacor não é Aldeia Histórica, mas tudo faremos para colmatar essa falha. Neste momento já solicitamos a instalação de um ramal de ligação da Grande Rota à Vila; contudo, o grande objectivo é o aprofundamento progressivo da nossa relação com a Associação das Aldeias Históricas de Portugal com vista, quem sabe, à integração plena na Associação", diz António Luís, presidente da Autarquia penamacorense.

gr 01   gr 02 gr 03 gr 04

gr 05 gr 06 gr 07